SMS realizou treinamento especial sobre o TEA - Portal da Prefeitura de Jacobina

SMS realizou treinamento especial sobre o TEA

27 de junho de 2024

A Prefeitura de Jacobina, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), promoveu um treinamento especial para o atendimento de pessoas do espectro autista, no dia de ontem, 26, no Complexo Municipal de Saúde Antônio Teixeira Sobrinho. Além disso, a SMS apresentou o atendimento por Telemedicina, reforçando nosso compromisso com a saúde de todos os munícipes. O Complexo de Saúde é mais uma conquista para Jacobina, reunindo vários serviços importantes em um só lugar.“Os serviços especializados vêm para fortalecer a Atenção Primária, garantindo um atendimento de qualidade para todos. É o que estamos fazendo no Complexo de Saúde. Hoje também agregamos a Telemedicina, onde buscaremos atender a demanda reprimida. E vem mais novidade por aí. Se você tiver dúvida, procure a nossa Central de Regulação”, destacou Clécia Carvalho, Secretária da Saúde. O dia 02 de abril é lembrado anualmente como o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, quando foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), no ano de 2007.

Sobre o autismo

Considerado pela medicina como um transtorno do neurodesenvolvimento, evidenciado por déficits na comunicação, na interação social e padrões de comportamentos repetitivos, ou seja, um desenvolvimento atípico e estereotipado. É extremamente importante que pais e educadores observem os primeiros anos do processo de aprendizagem das crianças, avaliem suas atividades comportamentais e seu desenvolvimento cognitivo.

Até fechar um diagnóstico pode demorar alguns meses, assim, é indispensável o acompanhamento de pediatra, neuropediatra e psicólogo. Em alguns casos também será necessário o acompanhamento do fonoaudiólogo e terapeuta ocupacional, para investigar e definir o tipo de tratamento, já que o TEA (Transtorno do Espectro Autista) apresenta níveis diferentes.

As pessoas dentro do espectro autista são consideradas Pessoas com Deficiência (PcD) e têm direitos assegurados conforme disposto pela Lei nº 13.146/2015, a Lei Brasileira de Inclusão (LBI). A intervenção precoce oferece a melhor oportunidade para apoiar o desenvolvimento saudável e proporcionar benefícios ao longo da vida.