SMS realiza coletiva de Imprensa sobre o “APS do Futuro” - Portal da Prefeitura de Jacobina

SMS realiza coletiva de Imprensa sobre o “APS do Futuro”

7 de julho de 2023

A Prefeitura de Jacobina por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), realizou no dia de hoje (7), uma coletiva de imprensa, no Gabinete do Secretário Maurício Morais, quando foram compartilhadas importantes informações sobre a visita do Gerente de Projetos da SAPS, Sr. Augusto Viana da Rocha, representante do Serviço de Atenção Primária à Saúde, do Ministério da Saúde.

Diversos meios de comunicação local estiveram presentes entrevistando o Secretário Maurício Morais e o Gerente Augusto Viana, quando os mesmos responderam a diversos questionamentos feitos pela Imprensa, bem como divulgaram detalhes sobre o conceito de “APS do Futuro”, com perspectivas que guiarão a Atenção Primária nos próximos anos.

Jacobina se tornou o primeiro município da Bahia a receber a visita da SAPS (Secretaria de Atenção Primária à Saúde), marcando o início da elaboração do Projeto Estratégico de Qualificação e Ampliação da Atenção Primária à Saúde de Jacobina.

“Nessa semana recebemos a visita de representantes do Governo Federal, especificamente do Ministério de Saúde, trazendo novidades para o município na Atenção Primária à Saúde. Esse encontro é um passo importante para a implantação de uma verdadeira revolução na APS”. Destacou Maurício Morais.

“Nossa ideia é elaborar, junto com a equipe técnica da Secretaria, a partir de um grupo de trabalho, que nós constituirmos, detectar alguns diagnósticos, que resulte em ações que irão potencializar a saúde na Atenção Primária aqui no município de Jacobina. Esse projeto poderá sinalizar a ampliação das equipes de saúde da família, nas equipes de saúde bucal e também na implantação das equipes multidisciplinares”, informou na coletiva, Augusto Viana.

Essa visita acontece quando o Governo Estadual irá assumir em Jacobina, os serviços em Saúde de média e alta complexidade, e o município focará mais seus esforços na Atenção Primária.

A Atenção Primária à Saúde (APS) é, preferencialmente, o local onde ocorre o primeiro contato do cidadão com o Sistema Único de Saúde (SUS), além de ser o nível de cuidado que ordena toda a rede pública.

Recurso público para a Saúde não é gasto, é investimento!

A Prefeitura trabalha pra Jacobina melhorar!