Segurança Escolar: GCM participou de capacitação e orientações a Servidores - Portal da Prefeitura de Jacobina

Segurança Escolar: GCM participou de capacitação e orientações a Servidores

3 de maio de 2023

Na última sexta-feira (28/04), a Guarda Civil Municipal (GCM) de Jacobina, promoveu uma palestra de capacitação sobre Segurança Escolar com os Porteiros e Diretores da Rede Estadual de Ensino, do NTE-16 Jacobina. Diante dos acontecimentos em nível nacional, com registros de ameaças às Escolas, inclusive em Jacobina, se fez necessário o curso.

A Guarda Civil Municipal de Jacobina (GCM), desde então, vem intensificando as rondas nas unidades escolares. A iniciativa se deu após a mobilização da prefeitura e diversas instituições na busca de uma resposta imediata após os episódios de violência ocorridos em escolas de Santa Catarina e outros Estados do país.

“O objetivo é aproximar escola e Guarda Municipal para garantir a segurança de professores, estudantes e funcionários nesse e em outros momentos de apreensão”, destacou o Comandante Dias da GCM.

Nos dias 01 e 02/05, através do S.E.F.I.C (Setor de Estudo, Formação, Instrução e Capacitação) da Guarda Municipal de Jacobina, em parceria com a ONG SOS Segurança da Vida, representada pelo Inspetor Maurício Naval, presidente da ONG e membro da Guarda Civil Metropolitana de São Paulo (SP), juntamente com a GCM Irlaya Santos, Coordenadora da Ronda Escolar, da Guarda Civil de Itabirito (MG), foi realizada a capacitação de 16 Guardas municipais para atuação no serviço de Ronda Escolar.  Entre os temas abordados na capacitação, com palestras e um monitoramento dos indicadores de violência, na comunidade escolar, os GCMs foram também preparados para desenvolver projetos de atuação da Ronda Escolar.

Dentre os diversos objetivos da Ronda Escolar, podemos destacar:

* Garantir a segurança do ambiente escolar para que ele sempre seja um local seguro e tranquilo para alunos e professores, despreocupando pais e familiares;

* ampliar e consolidar a permanência do Guarda Municipal junto à comunidade para torná-lo conhecido e participante nas soluções dos problemas de segurança.

Em continuidade ao evento, na manhã da terça (02/05), foi a vez dos Servidores da rede municipal de Educação de Jacobina, receberem orientações da GCM sobre o controle dos públicos externo e interno ao acesso à Escolas, bem como a importância desse controle e das responsabilidades de cada Agente na comunidade escolar.

Na oportunidade, durante o curso voltado aos servidores municipais, porteiros e outros colaboradores, o Inspetor Maurício Naval, da Guarda Civil Metropolitana de São Paulo (SP), afirmou que: “”Enquanto muitas prefeituras estão apenas falando sobre a violência nas escolas, dizem que vão investir em segurança pública, Jacobina deu um passo sério rumo ao futuro, e vem realizando na prática formações e parceria para potencializar a segurança no município”.

O bem-estar e a segurança de alunos e alunas, assim como dos profissionais da Educação, são essenciais na realização de suas atividades escolares.

Mais segurança, mais tranquilidade e proteção à comunidade escolar.