Secretaria de Educação promove a “Semana Azul”; Série de ações trata sobre TEA – Transtorno do Espectro Autista. - Portal da Prefeitura de Jacobina

27 de março de 2023

Acontece em Jacobina, entre os dias 27 a 31 de março, o evento “Semana Azul”, que trata sobre o TEA (Transtorno do Espectro Autista). Diversas ações de conscientização, palestras e espaços de interação fazem parte desta programação especial, promovida pela Prefeitura de Jacobina, através da Secretaria Municipal da Educação e Cultura.

Todos os anos é comemorado mundialmente o Abril Azul, um mês dedicado à conscientização do autismo. A campanha tem como marco o dia 2 de abril, quando foi criado o Dia Mundial da Conscientização do Autismo pela Organização das Nações Unidas (ONU), no ano de 2007.
O transtorno do espectro autista (TEA) é um distúrbio do neurodesenvolvimento caracterizado por desenvolvimento atípico, manifestações comportamentais, déficits na comunicação e na interação social, padrões de comportamentos repetitivos e estereotipados, podendo apresentar um repertório restrito de interesses e atividades.
Sinais de alerta no neurodesenvolvimento da criança podem ser percebidos nos primeiros meses de vida, sendo o diagnóstico estabelecido por volta dos 2 a 3 anos de idade. A prevalência é maior no sexo masculino. O autismo afeta todos os grupos étnicos e socioeconômicos. Contudo, grupos minoritários tendem a ser diagnosticados mais tarde e com menos frequência.

A identificação de atrasos no desenvolvimento, o diagnóstico oportuno de TEA e encaminhamento para intervenções comportamentais e apoio educacional na idade mais precoce possível, pode levar a melhores resultados a longo prazo, considerando a neuroplasticidade cerebral.
As pessoas dentro do espectro autista são consideradas Pessoas com Deficiência (PcD) e têm direitos assegurados conforme disposto pela Lei nº 13.146/2015, a Lei Brasileira de Inclusão (LBI). A intervenção precoce oferece a melhor oportunidade para apoiar o desenvolvimento saudável e proporcionar benefícios ao longo da vida.

Confira abaixo a programação completa do evento:
– Segunda-feira (27): Ações na SRM (Salas de Recurso Multifuncional)
– Terça-feira (28): Live no Youtube. Horário: 19h. Tema: TEA – Mais informação, menos preconceito. Público alvo: Profissionais da educação.
– Quarta-feira (29): Palestra Presencial na Praça do CEU. Horário: 19h. Tema: TEA – Mais informação, menos preconceito. Público alvo: População em geral.
– Quinta-feira (30): Ações nas SEM (Salas de Recurso Multifuncional).
– Sexta-feira (31): Formação Continuada. Tema: TEA na Educação Infantil. Público alvo: Gestores dos CMEIs.

Prefeitura de Jacobina, escrevendo uma nova história!