Educação: Prefeitura de Jacobina realiza ação no Dia Mundial de Conscientização do Autismo - Portal da Prefeitura de Jacobina

3 de abril de 2022

Com o Cruzeiro iluminado na cor azul, o município conclama a população a saber mais sobre o Transtorno do Espectro Autista

O dia 02 de abril é lembrado anualmente como o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, para celebrar a data a Prefeitura de Jacobina (PMJ), por meio da Secretaria de Educação, iluminou o alto do Cruzeiro homenageando, de forma simbólica, as pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Atualmente, Jacobina tem 77 pessoas com suspeita de TEA e 34 com diagnósticos confirmados, todos eles são usuários dos serviços oferecidos pela Associação de Pais e Amigos do Excepcionais (APAE). No entanto, esse número deve ser ainda maior, levando em consideração os usuários da saúde privada e pessoas sem diagnóstico.

Além da APAE, o Município conta com salas de Atendimento Escolar Especializado (AEE), com equipe multidisciplinar o que permite uma atenção com esta clientela. E o nosso papel como sociedade é o de, com carinho, cuidado e muito amor, tratarmos mais do tema e estimular a inclusão social das pessoas com autismo e das suas famílias.

Sobre o autismo

Considerado pela medicina como um transtorno do neurodesenvolvimento, evidenciado por déficits na comunicação, na interação social e padrões de comportamentos repetitivos, ou seja, um desenvolvimento atípico e estereotipado.

É extremamente importante que pais e educadores observem os primeiros anos do processo de aprendizagem das crianças, avaliem suas atividades comportamentais e seu desenvolvimento cognitivo.

Até fechar um diagnóstico pode demorar alguns meses, assim, é indispensável o acompanhamento de pediatra, neuropediatra e psicólogo. Em alguns casos também será necessário o acompanhamento do fonoaudiólogo e terapeuta ocupacional, para investigar e definir o tipo de tratamento, já que o TEA apresenta níveis diferentes.