Projeto “Era Uma Vez Brasil” mobiliza estudantes e professores de escolas públicas de Jacobina - Portal da Prefeitura de Jacobina

14 de junho de 2023

A Prefeitura de Jacobina, através da Secretaria Municipal da Educação e Cultura (SMEC), em parceria com a Pan American, antiga Yamana Gold, patrocinadora do projeto, participou da primeira etapa (FATOS HISTÓRICOS), do Projeto Era Uma Vez Brasil, que é um projeto de arte-educação, idealizado pela Origem Produções, e voltado para estudantes e professores de História do oitavo ano da rede pública de ensino. O município de Jacobina está participando pela 3ª vez no Projeto.

Realizada desde 2016 em diversas cidades brasileiras, a iniciativa é apadrinhada pelo escritor best-seller Laurentino Gomes desde a sua primeira edição, e desenvolve uma proposta pedagógica que acompanha o ano letivo das escolas, acontecendo em quatro etapas, e tendo como resultado de uma delas um intercâmbio cultural de dez dias em Portugal.

Nesta sétima edição, traz o recorte temático “Mais do que o Ipiranga: as independências de outros Brasis”, e busca trabalhar narrativas negligenciadas da independência nacional. Este ano, o projeto cresce e passa a mobilizar, simultaneamente, as redes de ensino de quatro estados e 11 cidades: Lençóis Paulista, Macatuba, Ribeirão Preto e Serrana, em São Paulo; Salvador, Mata de São João e Jacobina, na Bahia; Recife e Belo Jardim, em Pernambuco; e, as estreantes, Santa Quitéria e Itatira, no Ceará. Em novembro, mais de 120 alunos e professores irão para um intercâmbio cultural em Portugal.

Para saber mais sobre o Projeto, visite: http://www.eraumavezbrasil.com.br

Aqui em Jacobina, nesta etapa, tivemos 455 inscritos, 14 professores participantes e 11 escolas mobilizadas. Na Bahia, a iniciativa alcançou a marca de 1.341 alunos inscritos e mobilizou 88 professores de História de 73 escolas das cidades de Salvador, Mata de São João e Jacobina. Além delas, o projeto acontece simultaneamente em outras oito cidades de três estados – São Paulo, Pernambuco e Ceará – e alcançou um número de mais de 4,4 mil estudantes inscritos em todo o país. Mais de 1,3 mil estudantes de escolas públicas baianas participam de projeto que discute Independência do Brasil.

No momento em que o Brasil acaba de celebrar o seu bicentenário de independência, a iniciativa – que reconta a História do Brasil para além do que está posto nos livros didáticos tradicionais – trabalha em sua sétima edição o tema “Mais do que o Ipiranga: as independências de outros Brasis” e parte agora rumo à sua segunda etapa: o Campus de arte-educação.

“Parabéns a todos, alunos (as) e professores (as). Vocês são frutos da própria dedicação. As famílias, são a base. Esta experiência que vocês viveram no acompanhamento é muito agregadora. Temos que protagonizar a nossa história. Paulo Freire, dizia que a Educação transforma as pessoas e as pessoas transformam o mundo. A educação transforma e o amor faz com que a gente realize”. Destacou a Secretária da Educação, Alexsandra Cruz.

Agora no recesso escolar, entraremos na Etapa CAMPUS, na sequência a Etapa COMUNIDADE, com dois Encontros (outubro e dezembro), e o Intercâmbio Cultural, em novembro.