Programa Meu Bairro Empreendedor capacitará empreendedores em três bairros de Jacobina - Portal da Prefeitura de Jacobina

27 de junho de 2022

Em parceria com o Sebrae, a Prefeitura de Jacobina capacitará empreendedores nos bairros Vila Feliz, Catuaba e Mutirão

A Prefeitura de Jacobina (PMJ), por meio da Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, em parceria com o Sebrae e associações de bairros, inicia no mês de julho o ‘Programa Meu Bairro Empreendedor’. Com o objetivo de levar conhecimento, capacitação e qualificação aos empreendedores do município, a ação, que acontece pela primeira vez na cidade, contemplará empreendedores dos bairros Vila Feliz, Catuaba e Mutirão.

Jacobina tem crescido a passos largos, com grande movimentação no comércio varejista, atacadista, surgimento de pequenas indústrias e com o fortalecimento do setor de serviços, além da expansão de grandes empresas já sediados no município. Esse momento de expansão também chega aos bairros com o surgimento de novos pequenos negócios.

Por outro lado, a mudança no perfil dos novos postos de trabalho, que muitas vezes são impactados pela falta de qualificação e capacitação da mão de obra, possibilita que muitos empreendam por necessidade. E, assim, o Meu Bairro Empreendedor vai ofertar uma série de palestras, oficinas e consultorias, gratuitas.

“Pensando no processo contínuo do desenvolvimento econômico e social, o ‘Meu Bairro Empreendedor’ chega às comunidades de Catuaba, Mutirão e Vila Feliz para contribuir com o planejamento e organização dos pequenos negócios”, ressaltou Wagne Melkart, diretor de Indústria e Comércio do Município de Jacobina.

Já o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Paulo Henrique, a PMJ espera que os empreendedores em questão, abracem a ideia de que é possível ter desenvolvimento sustentável com responsabilidade social, a partir do local onde vivemos.

Catuaba

O bairro passou por uma verdadeira “explosão demográfica” a partir do empreendimento habitacional “Minha Casa, Minha Vida” onde foi implantado o Residencial Vivendas da Lagoa, com 638 apartamentos e mais de 2 mil novos moradores.

Isso ocasionou o surgimento de novos negócios, principalmente no varejo e na prestação de serviços, além do Meu Bairro Empreendedor, já acontece o programa técnico-social que está sendo desenvolvido por meio de parceria entre Prefeitura e Senai, capacitando jovens e adultos por meio de cursos nas áreas de gestão, vendas e formação técnica.

Mutirão

Contemplado com a chegada do Centro Universitário Ages, o bairro foi impulsionado pelo Curso de Medicina e, com isso, houve também uma grande procura por terrenos, casas e comércios no bairro. Em breve, a localidade receberá novos investimentos, como é o caso do Mercado do Produtor e Polo de Desenvolvimento Industrial e Econômico, bem como a perspectiva da chegada de condomínios. O bairro já conta com uma estrutura administrativa no setor de trânsito e segurança, marcada pela 16ª Coorpin e a 20ª CIRETRAN, atraindo as pessoas de toda a região, que necessitam utilizar estes serviços.

Vila Feliz

A Vila Feliz tornou-se desejo de moradia de muitas famílias, passando por uma mudança no perfil econômico no bairro, construção de casas de alto padrão, a chegada de um Centro de Educação Infantil, e logo ao lado um bairro planejado (Loteamento Morro do Ouro). Essas mudanças passaram a impactar diretamente na vida dos antigos e novos moradores, exigindo, principalmente de quem já empreende, passar por um processo de capacitação, para atender às novas demandas.

Mais informações nas redes sociais da PMJ: @prefeiturajacobina e https://jacobina.ba.gov.br