Prefeitura revitaliza o Parque das Macaqueiras. - Portal da Prefeitura de Jacobina

Prefeitura revitaliza o Parque das Macaqueiras.

26 de março de 2023

Na manhã de hoje (26), o prefeito Tiago Dias, na presença de autoridades e da sociedade, entregou a população o Parque Natural Municipal das Macaqueiras, totalmente requalificado com iluminação, monitoramento 24h, patrulha motorizada, pavimentação no acesso, bombeiros civis, brigada florestal, além de outros equipamentos de proteção e orientação aos visitantes.

O Parque foi criado em setembro de 2003, pela Lei Municipal n° 651, após prévia consulta pública com o objetivo de preservação do ecossistema natural do Vale do Rio do Ouro. Importante área ambiental, o Parque das Macaqueiras é um patrimônio histórico da cidade, já que a área localizada no entorno do Rio do Ouro pertenceu à Companhia de Força e Luz de Jacobina, constituída em abril de 1928, que marca a época em que chegou energia elétrica no município. A Macaqueira, como é mais conhecida pelos jacobinenses, faz parte da história da cidade e da maioria de seus moradores.

Com acesso controlado, sinalização e guias capacitados, o Parque das Macaqueiras, renasce pelo esforço da atual gestão, e abre suas portas para o turismo responsável vindo de todas as partes, ampliando assim, o leque de opções ecológicas para turistas, a comunidade escolar e acadêmica, bem como para a população em geral.

O gestor municipal destacou o potencial turístico do Parque das Macaqueiras “Jacobina é um município rico em belezas naturais, a gestão atual tem investido significativamente na arquitetura turística com treinamentos para a rede hoteleira, restaurantes, guias e profissionais liberais que exploram o turismo local, além disso, a gestão têm intensificado parcerias com a mídia televisiva, radiofônica e redes digitais ampliando a visibilidade do potencial ecoturístico municipal que encanta a todos que visitam suas cachoeiras, trilhas, vales, entre outros encantos naturais, se tornando referência no ecoturismo da Bahia e do Brasil.”