Prefeitura realizou reunião com os (as) Professores (as) da Rede Municipal - Portal da Prefeitura de Jacobina

Prefeitura realizou reunião com os (as) Professores (as) da Rede Municipal

11 de março de 2024

Nessa última sexta-feira (08), a Prefeitura de Jacobina, através da Secretaria Municipal da Educação e Cultura (SMEC), realizou uma reunião no auditório do COMUJA, reunindo todos os professores da rede municipal de ensino (efetivos e seletivados), com a presença do Prefeito Tiago Dias, do Secretário da pasta, Celso Santos, da Secretária de Finanças Clécia Carvalho, de Marcos Antônio, Diretor de Recursos Humanos da PMJ, bem como outros Servidores (as). Na oportunidade foram pautados diversos assuntos de interesse da carreira, dentre outros relacionados ao ano letivo 2024.O Prefeito Tiago Dias reforçou o compromisso da gestão em garantir o pagamento do percentual 4,9% referentes ao piso do 2023, e confirmou os valores do piso salarial da educação deste ano. Além disso, a gestão se comprometeu avaliar os pedidos de licença prêmio e outras demandas referentes ao FUNDEB.

O Prefeito ressaltou ainda que, desde o início da gestão, o governo tem avançado em diversos pontos na educação, com ampliação das vagas em creches, reformas de escolas e aquisição de equipamentos para os professores, atuando de modo colaborativo com a classe.

“A Educação ocupa o topo da lista de prioridades de qualquer governo, pois favorece o desenvolvimento da pessoa e da sociedade. Nesta gestão isto não é diferente. Nosso compromisso é reconhecer a atuação profissional dos educadores, especialmente os da rede municipal que é de nossa competência específica, valorizando a categoria”, complementou Dias.

A reunião ocorreu em formato de roda de conversa, onde os participantes fizeram o uso da palavra emitindo opinião e ofertando sugestões acerca do contexto educacional, a exemplo do reordenamento da rede municipal. O momento foi de diálogo, de estreitamento de relações com a categoria, em prol de uma educação pública municipal de qualidade, e para que isso aconteça todos devem estar juntos com esse único objetivo.

Veja abaixo alguns pontos discutidos e definidos na reunião:

1. Reajuste de 9%, para os profissionais de apoio da Educação, agora em março;
  2. Reajuste de 4,95%, para todos os professores e coordenadores concursados, já no mês de março (ref. parte do reajuste de 2023) + todo o retroativo 2023 em 04 parcelas (marco, abril, maio e junho);
  3. Em julho, reajuste de mais 3,62%, para todos os professores e coordenadores concursados + retroativo de Janeiro de 2024;
  4. De agosto a dezembro de 2024, pagar o retroativo de 2024 referente a fevereiro, marco, abril, maio e junho;
  5. Garantia do 4° Enquadramento para professores;
  6. Autorizado montar uma comissão entre Sec. de Educação, Sec. de Finanças e Professores do Seletivo, para rever na renovação dos contratos, novas cláusulas conforme solicitação dos profissionais;
  7. Continuação do processo de reordenamento da rede e o estudo para a criação do cargo de auxiliar de creche.

É a Gestão municipal caminhando junto com a Rede Municipal de Ensino para uma Educação cada dia melhor em Jacobina.