Prefeitura realizou panfletagem da Campanha “Faça Bonito. Proteja nossas Crianças e Adolescentes” - Portal da Prefeitura de Jacobina

17 de maio de 2024

A Prefeitura de Jacobina promoveu, na manhã desta sexta-feira (17), uma panfletagem referente a Campanha “Faça Bonito. Proteja nossas Crianças e Adolescentes”, em alusão ao 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração de Crianças e Adolescentes, na Praça Rio Branco, centro da cidade.

A Secretaria Municipal da Assistência Social, através do CREAS – Centro de Referência de Assistência Social, e do CMDCA Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, em parceria com o Conselho Tutelar, realizaram o evento, com o apoio do SMT – Superintendência Municipal de Trânsito, Defensoria Pública de Jacobina, NEAM – Núcleo Especializado de Atendimento à Mulher, Polícia Militar da Bahia, Guarda Civil Municipal, Ronda Maria da Penha, SPM – Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, CRAM – Centro de Referência de Atendimento à Mulher e Jacobina Mineração, que reforçam a importância da luta contra a exploração sexual de crianças e adolescentes.A campanha Faça Bonito visa sensibilizar as pessoas sobre a prevenção e combate ao abuso e exploração de crianças e adolescentes, por meio inicialmente do rompimento do ciclo do silêncio e a normalização da prática da denúncia, pelos canais já existentes.

Desde o início deste mês, a Secretaria da Assistência Social vem desenvolvendo atividades voltadas ao Maio Laranja, levando informação e conscientização para toda população de Jacobina, buscando convocar toda sociedade para o compromisso de proteger nossas crianças e adolescentes contra o abuso e exploração sexual.

A flor amarela usada como símbolo da Campanha Faça Bonito, remete aos desenhos da primeira infância, fazendo assim uma associação da fragilidade de uma flor, com a de uma criança.

A escolha da data 18 de maio (Lei 9970/00), se deve ao assassinato de Araceli, uma menina de oito anos que foi drogada, estuprada e morta por jovens de classe média alta, no dia 18 de maio de 1973, em Vitória (ES). Esse crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje permanece impune.Não vamos permitir que isso aconteça novamente, precisamos Proteger e Cuidar das nossas crianças e adolescentes.

Faça bonito: proteja suas crianças e adolescentes. Sua participação faz toda a diferença!

Canais de denúncias:

74-3621-4570 Conselho Tutelar, Disque 100, 190 Policia Militar e 153 Guarda Municipal.

Texto: Ascom/PMJ. Fotos: Ascom PMJ e Ascom Jacobina Mineração