Prefeitura realiza apreensão de animais soltos nos limites do munícipio - Portal da Prefeitura de Jacobina

Prefeitura realiza apreensão de animais soltos nos limites do munícipio

17 de janeiro de 2024

Buscando garantir a segurança da população, o controle de doenças e o cumprimento da atual legislação, a Prefeitura de Jacobina, através da Secretaria Municipal da Agricultura, vem realizando apreensões de animais soltos em vias públicas.

Após ser demandada pela população, foi realizada, na manhã de ontem (16), a apreensão de animais soltos em frente ao IFBA, na Avenida Centenário, trecho da BR 324.

O objetivo primordial dessa operação é promover a segurança no trânsito e assegurar a integridade e o bem-estar dos animais. Após a apreensão, os animais foram encaminhados a um local apropriado, onde receberam alimentação e passaram por avaliação com um médico veterinário.

A Prefeitura de Jacobina enfatiza que o recolhimento é uma medida preventiva, visando educar a população e divulgar as responsabilidades dos proprietários no cuidado com os animais. Observa também que tais medidas estão previstas na Lei 792/2006, em seus Artigos 103 e 104.“Os proprietários de animais devem estar conscientes de que não é permitido deixá-los soltos em áreas e vias públicas. A permanência em locais proibidos representa um risco para os moradores, motoristas, motociclistas e, inclusive, para os próprios animais. O objetivo da secretaria não é fazer somente apreensão, mas a preocupação é também com a proteção e bem-estar do animal”, alerta o Secretário Roberval José dos Santos.

A orientação da Prefeitura é que esses animais fiquem presos em locais apropriados, evitando que eles circulem em vias públicas e causem acidentes a população. Descumprimento de tais medidas podem gerar punições previstas em Legislação aos infratores.

Para informar sobre animais em vias públicas, a população pode entrar em contato com a Secretaria Municipal da Agricultura, através do telefone 74-3621-2718.

A Prefeitura trabalha pra sua vida melhorar!