Prefeitura, PAHD e Ages realizaram ação sobre saúde renal no Ginásio de Esportes - Portal da Prefeitura de Jacobina

18 de março de 2024

Nesse último sábado (16), o Ginásio Municipal de Esportes Paulo Santos Gomes, foi palco de uma ação realizada pela PAHD – Pronto Atendimento em Hemodiálise, referência no atendimento de Hemodiálise e Nefrologia na região de Jacobina, com o apoio fundamental da Prefeitura de Jacobina, através da Secretaria Municipal da Saúde e a Faculdade Ages. Foi uma manhã dedicada à conscientização e cuidados com a saúde renal.

Durante o evento, as pessoas tiveram acesso a consultas, testes de glicemia, ICM e exames de creatinina. Foi uma oportunidade valiosa para cuidar da saúde e aprender mais sobre como prevenir doenças renais.

Com atendimento das 08h às 13h, foram ofertados exames de glicemia, aferição da pressão arterial, pesagem e verificação do índice de massa corporal (IMC). Os serviços fizeram parte da triagem para possível encaminhamento do paciente ao exame de creatinina – que avalia a função renal e é um dos mais importantes para o diagnóstico precoce de doenças renais. Diabetes e hipertensão arterial são fatores de risco para desenvolver alterações renais, por isso a atenção deve ser dobrada. Em 2024, a Sociedade Brasileira de Nefrologia e Hemodiálise escolheu o tema “Saúde dos Rins exame de Creatinina para todos – porque todos têm direito ao diagnóstico e acesso ao tratamento”. O tema está sendo trabalhado em todo o país nas Clínicas de Hemodiálises e profissionais da área Nefrológica, inclusive pela Clínica PAHD.

Neste ano, a Campanha do Dia Mundial do Rim, que foi no dia 14, está focada em disseminar informações vitais sobre a saúde dos rins, com destaque para prevenção, diagnóstico precoce e tratamento adequado. E aqui em Jacobina, não poderia ser diferente. A atual gestão municipal, acredita firmemente na importância de garantir o acesso ao diagnóstico e tratamento para toda a população.

No Brasil, a doença renal atinge mais de 10 milhões de pessoas, segundo a Sociedade Brasileira de Nefrologia e Hemodiálise. E, de acordo com o órgão, o mês de março é determinado para intensificação da atenção à saúde renal e de incentivo à campanha de prevenção da doença. Por isso, além dos serviços oferecidos, a Clínica PAHD objetiva conscientizar a população do cuidado à saúde renal.

E aqui em Jacobina, estamos comprometidos em fazer a diferença e garantir que a saúde renal seja uma prioridade para todos.