Prefeitura inicia Projeto Ambiental inédito no município - Portal da Prefeitura de Jacobina

Prefeitura inicia Projeto Ambiental inédito no município

22 de setembro de 2023

A Prefeitura de Jacobina, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), lançou um projeto original que tem como objetivo principal a identificação das árvores do centro da cidade, bem como em outras, na sede, valorizando ainda mais o nosso verde. O projeto representa um passo importante em direção à conscientização ambiental e à valorização do patrimônio natural da região, propiciando uma visão gradativa e positiva do cenário ambiental urbano jacobinense.No dia 21 de setembro é comemorado o Dia da Árvore, e em celebração a essa data tão importante, a Secretaria intensificou suas ações voltadas para a arborização. Foram implantadas placas de identificação em algumas árvores, contendo detalhes como: nome popular, nome científico, família botânica à qual pertence, origem da espécie e outros dados pertinentes, possibilitando que a população obtenha informações das espécies que compõem a arborização urbana.

Nesta primeira etapa do projeto, estão sendo contempladas também, vinte e duas árvores localizadas na Avenida Orlando Oliveira Pires, uma das principais vias da cidade. Além disso, a SMMA promoveu diversas atividades para fortalecer nossa conexão com a natureza. Foram distribuídas mudas nativas, frutíferas e ornamentais na Praça Rio Branco, se levou educação ambiental às Escolas e a expansão do Horto Florestal, que recebeu doação de novas mudas.Também, como parte da intervenção, ocorreram outras ações a exemplo da troca de adubo produzido pela cooperativa Recicla Jacobina por material reciclável, em atividades de Educação Ambiental na Escola Carlos Gomes, localizada no bairro da Bananeira e plantio de mudas. Esses são trabalhos que vem sendo desenvolvidos pela SMMA ao logo do ano e continuarão compondo a agenda da Secretaria contando com a parceria das Associações, Conselho, Escolas e de toda a população.

A iniciativa, liderada pelo Secretário, Danilo Caló, tem como objetivo estender a identificação das árvores por toda a cidade, incluindo os distritos e povoados, promovendo uma conexão mais próxima entre a comunidade e o ambiente natural que a cerca. Jacobina se destaca assim, como um dos primeiros municípios da região a implantar um projeto inédito como esse, demonstrando o compromisso da administração municipal com a proteção e valorização do meio ambiente.

Juntos, estamos construindo um futuro mais sustentável para Jacobina.

A Prefeitura trabalha pra Jacobina!

Veja mais imagens das ações, abaixo: