Prefeitura inaugurou o 1⁰ Sistema RAPS do Brasil em Jacobina - Portal da Prefeitura de Jacobina

Prefeitura inaugurou o 1⁰ Sistema RAPS do Brasil em Jacobina

18 de maio de 2024

Numa noite histórica, a Prefeitura de Jacobina, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, inaugurou, ontem (17), o 1⁰ Sistema Complexo de Saúde Mental do Brasil, integrado à RAPS – Rede de Atenção Psicossocial, composto pelo CAPS II, CAPS-AD, Farmácia, Sala de Jogos e Ambulatório de Saúde Mental, localizado próximo à União da Guarda Civil Municipal, na área do antigo Parque Santana, no bairro da Félix Tomaz, apresentando um avanço importante e sem precedente na oferta de serviços de saúde mental em nossa cidade.

Idealizado por Cledson Sady, juntamente com o Prefeito Tiago Dias, o primeiro Complexo de Saúde Mental do Brasil do sistema RAPS — Rede de Atenção Psicossocial, além de ser um importante investimento público, é mais um empreendimento fruto da parceria entre Prefeitura de Jacobina e a Universidade AGES por meio do COAPES.“Estou muito feliz por este momento histórico. Esta entrega é mais uma prova de que estamos trabalhando para fortalecer a Saúde do município, na média e alta complexidade, com o início da construção do primeiro Hospital Territorial da história de Jacobina, como na Atenção Básica e a Rede de Atenção Psicossocial. Hoje estamos entregando a população o RAPS. Para muitos, os dependentes químicos ou pessoas com transtornos persistentes são invisíveis. Para nossa gestão eles são visíveis e merecedores de um sistema de saúde como esse. Infelizmente tanto o alcoolismo quanto a dependência química são tristes realidades do Brasil e do mundo. Nossa gestão amplia assim a qualidade do atendimento aos usuários da Saúde Mental, respeitando os pacientes e suas famílias”, destacou na ocasião o Prefeito Tiago Dias.

Já a Secretária de Saúde, Clécia Carvalho, comentou que “O espaço oferece um cuidado integral e acolhedor para todos os usuários, em uma parceria com a AGES, que vem fortalecendo o SUS aqui em Jacobina. Servidores e Usuários terão um local novo, com melhor estrutura e dignidade, para exercer esse importante trabalho em nossa cidade”.De acordo a coordenadora do CAPS-AD, Cláudia Lima, o RAPS atenderá uma demanda histórica em nosso município, onde temos hoje cerca de 8 mil pacientes em saúde mental, sendo 3,5 mil no serviço de enfrentamento contra o álcool e drogas ilícitas.

É a Gestão municipal trabalhando para uma Saúde cada dia melhor e um atendimento mais humano.

Prefeitura de Jacobina trabalha pra sua vida melhorar!

Texto e fotos: Ascom / PMJ