Prefeitura e SMEC realizam Desfiles da Primavera no Município - Portal da Prefeitura de Jacobina

Prefeitura e SMEC realizam Desfiles da Primavera no Município

27 de setembro de 2023

A Prefeitura de Jacobina, através da Secretaria Municipal da Educação e Cultura (SMEC), dando continuidade às comemorações dos 201 anos de Independência do Brasil, iniciada no desfile cívico deste ano, e que teve como tema “Por um mundo de paz”, com o objetivo de trazer uma reflexão acerca da escalada da violência no país, em instituições de ensino e contra mulheres e negros, estimulando uma cultura de paz e respeito às diferenças, vem promovendo no município, o Desfile da Primavera. O evento, que já se tornou uma tradição local, tem sido marcado por cores vibrantes, harmonia e uma grande demonstração de civismo.

A ação foi planejada e tem sido executada em conjunto por várias secretarias municipais, refletindo o esforço colaborativo da administração pública em celebrar a chegada da estação das flores de forma festiva e inclusiva.

Para o secretário da Educação e Cultura, Celso Santos, o desfile é um momento importante para a comunidade e que já se tornou tradição. “Buscamos fortalecer a tradição dos desfiles, promovendo uma integração contínua entre os moradores do Junco e as celebrações cívicas sazonais, garantindo uma relação contínua entre os moradores dos Povoados e Distritos com a Sede, e as celebrações cívicas sazonais”. Complementou.

Na quinta-feira (21), por exemplo, aconteceu o 18º Desfile da Primavera no Distrito do Junco, com muita cor, música e alegria. O evento, que já se tornou uma tradição na região, reuniu centenas de moradores e visitantes em um dia tomado pelas cores, música e civismo. Escolas, fanfarras e organizações do Junco e adjacências uniram-se para o desfile que celebrou a chegada da Primavera e o mês da Independência do Brasil. O entusiasmo da comunidade foi notável, com muitos residentes acompanhando o desfile para prestigiar o evento que celebra a estação.

Na mesma data, aconteceu no Distrito do Novo Paraíso, realizado pelo CMEI Enoque de Oliveira, reunindo centenas de pessoas, a 14ª Caminhada da Primavera, com diversidade de cores e muita alegria. No domingo (24), foi a vez do Distrito de Cachoeira Grande. E a comunidade respondeu em peso, comparecendo em grande número à Praça Rui Mota para apreciar este magnífico evento.

As Unidades Escolares, CMEI Rosa Maria e Colégio Municipal José Vieira, uniram-se para um desfile encantador que cativou todos os moradores da localidade. Foi um verdadeiro festival de talento e criatividade, celebrando a estação das flores de forma única. Através da educação e cultura, construímos momentos memoráveis que fortalecem nossa cidade e valorizam nossa identidade local.

Mas não para aí. Na próxima sexta-feira (29), irá acontecer a Caminhada da Primavera pelo bairro da Jacobina III, a ser realizada pela Escola Municipal Professora Adalice Ferreira do Nascimento, a partir das 08:30h. Na sequência, o povoado do Genipapo também viverá essas emoções e cores na Caminhada da Primavera, a ser realizada pelas Escolas Municipais Nemésio Lima e Antônio Teixeira, no dia 06 de outubro, a partir das 15h.

O Desfile da Primavera não apenas celebra a chegada de uma das estações mais esperadas do ano, mas também destaca a importância da comunidade e do envolvimento de diversas entidades e setores da sociedade em eventos que promovem a união e a celebração da cultura local.

A administração municipal continua comprometida em apoiar eventos que valorizam as tradições e a integração comunitária em toda a região de Jacobina.

A Prefeitura trabalha pra Jacobina melhorar!

Veja abaixo mais imagens dos Desfiles:

JUNCO

CACHOEIRA GRANDE