Prefeitura e SEMAS promoveram a 1ª Caminhada da Melhor Idade - Portal da Prefeitura de Jacobina

Prefeitura e SEMAS promoveram a 1ª Caminhada da Melhor Idade

17 de outubro de 2023

Com o objetivo de despertar na terceira idade a necessidade dos exercícios físicos aliada ao envelhecimento com saúde e qualidade de vida, a Prefeitura de Jacobina, através da Secretaria Municipal da Assistência Social (SEMAS) e do Centro de Convivência do Idoso Gilberto Portela, promoveu ontem (16) a 1ª Caminhada da Melhor Idade, em comemoração ao mês dedicado a eles, com saída da Praça Castro Alves, Matriz, até a Praça Rio Branco, região central da cidade, celebrando a saúde e o bem-estar.

Com o objetivo de reconhecer a importância da terceira idade na sociedade e promover a qualidade de vida dos idosos, a caminhada da melhor idade reuniu idosos, familiares e profissionais que trabalham no Centro de Convivência do Idoso. Os participantes, vestidos de azul, demonstraram grande entusiasmo e determinação, caminhando ao som de músicas em todo o trecho da caminhada.O Secretário da SEMAS, Vanísio Carvalho, ressaltou que a caminhada tem o objetivo de sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento e da necessidade de proteger e cuidar dos idosos. “A caminhada ressalta que a terceira idade pode ser independente e exercer seu papel de cidadã. A SEMAS, através de vários programas, atua no sentido de aumentar a autoestima, promovendo melhorias na saúde do corpo e da mente, tendo todo o cuidado para que sempre tenham vida plena”, complementou.

O Dia Internacional do Idoso foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), com o objetivo de sensibilizar a sociedade para as questões de envelhecimento e necessidade de proteger e cuidar da população mais idosa. Esta caminhada é mais uma atividade em celebração desse dia, comemorado em 01 de outubro, para conscientizar toda a população sobre a importância das mudanças de atitudes para com os idosos.

Além da caminhada, o evento contou com a distribuição de lanches saudáveis e água para os participantes, bem como atividades recreativas, momentos de confraternização e apoio do SMTT no controle e segurança do tráfego urbano, numa ação de valorização e respeito a Melhor Idade. A iniciativa da Prefeitura e da Secretaria de Assistência Social demonstra o comprometimento em criar um ambiente mais inclusivo e acolhedor para a terceira idade, reforçando a importância da valorização e respeito a esse grupo que tanto contribuiu para a comunidade.

Acompanhe abaixo, a programação da Semana do idoso, no Outubro de Ações, da Assistência Social em movimento, além de destaques fotográficos do evento ▼