Prefeitura e Sebrae realizaram o 2º Festival Gastronômico “Delícias de Jacobina” - Portal da Prefeitura de Jacobina

28 de agosto de 2023

A Prefeitura de Jacobina, por meio da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, da Diretoria de Turismo e do Sebrae, realizou com sucesso, a 2ª edição do Festival Gastronômico Delícias de Jacobina, com o tema “Culinária de Raiz”, que aconteceu de 12 a 27 de agosto de 2023. O Festival movimentou o setor gastronômico da cidade e contou com apoio de diversas entidades locais, com estímulo à visitação aos espaços.

A parceria entre a Prefeitura e o Sebrae, representa um esforço conjunto para fortalecer não apenas o comércio de alimentos e bebidas, mas também toda a cadeia produtiva envolvida na gastronomia local, incluindo a agricultura familiar. O Sebrae ofereceu, durante o período, oficinas, consultorias e mentorias individuais aos participantes. Essas oportunidades visaram capacitar empreendedores, chefs de cozinha e produtores locais, estimulando o uso de ingredientes frescos, saudáveis e cultivados de maneira sustentável.

E assim, o aipim/mandioca, outras raízes e frutos da agricultura familiar regional, foram os personagens centrais do Festival, brincando com a diversificação de sabores, onde tudo isso e muito mais foi encontrado no evento, como um todo, durante todos os 15 dias de realização da festa gastronômica, onde centenas de pessoas estiveram visitando os stands, se deliciando com as iguarias regionais, participando de atividades culinárias, culturais e curtindo ao som de atrações musicais de nossa terra.Em destaques no evento, o fim de semana foi movimentado e com excelente participação popular. O sábado (26), foi marcado por um desafio gastronômico com chefs de dois restaurantes da cidade. Concorrendo na categoria de “Melhor Prato”, os chefs fizeram todo o processo de preparação ao vivo, resultando em dois pratos deliciosos. Já no domingo (27), o festival garantiu um momento de aprendizado para as crianças, com a realização de uma “Cozinha Show Kids”, que deram um show de talentos para todos os que visitavam o espaço do Festival. Além disso, tivemos também, para alegria de todos os presentes, uma apresentação belíssima da Marujada de Jacobina.Dentre tantas riquezas, se tem algo que o povo jacobinense pode se gabar, é da grande diversidade culinária. Desde os botecos, onde amigos se encontram para um bate-papo, aos espaços sofisticados ou nostálgicos, de tudo podemos encontrar. Este ano, o Festival aconteceu em paralelo com a realização da 36ª Corrida Duque de Caxias, o que aqueceu, sem dúvida, o mercado de alimentação e turismo da cidade.

O Festival Gastronômico Delícias de Jacobina contou ainda, com a correalização do Senac, patrocínio da Faculdade Ages de Jacobina e apoio do aplicativo Pede.ai. Até a 3a edição do Festival.

A Prefeitura trabalha pra Jacobina Melhorar!