Prefeitura e Sebrae promovem o 2º Festival Gastronômico Delícias de Jacobina - Portal da Prefeitura de Jacobina

Prefeitura e Sebrae promovem o 2º Festival Gastronômico Delícias de Jacobina

14 de agosto de 2023

Na noite do último sábado (12), no Café Teatro Sesc Jacobina, a Prefeitura de Jacobina, através da Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Econômico e parceria do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), iniciou o 2º Festival Gastronômico Delícias de Jacobina, que ocorrerá até o dia 27 de agosto, que neste ano traz o tema “Culinária Raiz”, tendo como objetivo principal, impulsionar o setor gastronômico local, valorizando a rica culinária da região e contribuindo para o desenvolvimento econômico e turístico da cidade.

A abertura do festival contou com aula show e degustação dos pratos preparados pelo chef Uelcimar Santos, do Senac, que, na oportunidade, comentou: “Estou muito feliz em ver a área gastronômica do Estado crescendo dessa forma. É um grande prazer estar aqui em Jacobina para o Festival. Valorizando o que é nosso, divulgando riquezas culinárias do nosso Nordeste”. O evento contou também com a participação de Priscila Dantas, com voz e violão, encantando a todos (as).

Durante a abertura do Festival, foi realizada uma homenagem póstuma ao empresário Francisco Vital, proprietário do Bar do Vital, no bairro Jacobina II, estabelecimento comercial famoso na cidade, falecido em 2022, através dos seus familiares.

A parceria entre a Prefeitura e o Sebrae, representa um esforço conjunto para fortalecer não apenas o comércio de alimentos e bebidas, mas também toda a cadeia produtiva envolvida na gastronomia local, incluindo a agricultura familiar. Durante o Festival, os participantes terão acesso a uma série de atividades, como oficinas, consultorias e mentorias individuais oferecidas pelo Sebrae. Essas oportunidades visam capacitar empreendedores, chefs de cozinha e produtores locais, estimulando o uso de ingredientes frescos, saudáveis e cultivados de maneira sustentável.

“Hoje estamos lançando a segunda edição do Festival Gastronômico Delícias de Jacobina. Conseguimos uma união importante entre a Prefeitura, o Sebrae e o setor privado, o que só traz benefícios para Jacobina, assim como promove que o turismo se perpetue como uma fonte de renda para o jacobinense. E o Festival vem, também, para somar e ajudar nessa retomada do crescimento econômico do município, fortalecendo o turismo como um todo”, comentou o secretário Felipe Araújo.

O Festival visa inserir Jacobina no calendário de turismo gastronômico da Bahia e do Brasil, aproveitando a rica tradição culinária local e destacando-a como um atrativo único para os viajantes que desejam explorar as delícias da região. Assim, o município busca consolidar sua posição como um destino de destaque para os amantes da boa comida, combinando o sabor autêntico da culinária local com a hospitalidade e o charme da cidade e de todo o seu território.

A participação de entidades locais também é fundamental para o sucesso do evento, reforçando o compromisso da comunidade em apoiar e promover iniciativas que contribuam para o crescimento sustentável da região. O envolvimento do comércio de alimentos e bebidas, bem como de produtores locais, reflete a união de esforços em prol do fortalecimento da economia local.

“Durante todo o evento, as empresas participantes estarão prontas para nos guiar por uma jornada fascinante pelos sabores e aromas que compõem nossa rica herança gastronômica”, garante Amanda Teixeira, gestora do Sebrae em Jacobina.

Na segunda edição do festival, os estabelecimentos puderam se inscrever em até duas das cinco categorias: Prato Principal, Comida de Boteco, Lanche, Sobremesa e Drinks. Além da degustação dos pratos, haverá uma série de ações paralelas, como Cozinha Show, Cozinha Kids, Desafio Gastronômico e exibição de artistas locais.

O Festival Delícias de Jacobina busca fortalecer o setor gastronômico da cidade, dando maior visibilidade ao empreendedorismo local, além de incentivar a economia e o turismo da região. No ano anterior, 100% dos estabelecimentos participantes relataram satisfação com o evento, que impulsionou as vendas em até 25%.

Este ano, o Festival acontece em paralelo com a realização da 36ª Corrida Duque de Caxias, que ocorrerá no próximo dia 27, e aquecerá, sem dúvida, o mercado de alimentação e turismo da cidade. O Festival Gastronômico Delícias de Jacobina conta, ainda, com a correalização do Senac, patrocínio da Faculdade Ages de Jacobina e apoio do aplicativo Pede.ai.

2ª edição do Festival Gastronômico Delícias de Jacobina

Data: 12 a 27 de agosto

Local: estabelecimentos participantes e Estádio José Rocha

Informações: @deliciasdejacobina ou (74) 3621-4342.

A Prefeitura trabalha pra Jacobina melhorar!