Prefeitura e Governo da Bahia entregam diversas obras e anunciam construção de novo Hospital Territorial - Portal da Prefeitura de Jacobina

11 de setembro de 2023

Num dia memorável para Jacobina, o governador Jerônimo Rodrigues, acompanhado do prefeito Tiago Dias, Secretários estaduais e municipais, diversos prefeitos e vereadores da região, esteve no município, no último dia 09, sábado, realizando diversas entregas e autorizações, que já trazem e trarão ainda mais benefícios para Jacobina, sua população e a microrregião.

“Agora, vivemos um outro momento e eu quero agradecer ao governador, por esse dia histórico, um momento marcante para o município. Mais saúde, mais educação e muito mais qualidade de vida para o nosso povo, é o nosso compromisso’’, afirmou o prefeito Tiago Dias.Inauguração do Sistema de Esgotamento Sanitário, orçado em 93 milhões de reais, a ampliação do Sistema de Abastecimento de Água de Jacobina, entrega do Complexo Esportivo do Colégio Deocleciano, revitalização da praça Reinaldo Jacobina, no bairro do Peru, estadualização do Hospital Regional Vicentina Goulart e a construção do Hospital Territorial, foram os destaques das ações desenvolvidas pelo Governo da Bahia em parceria com a Prefeitura de Jacobina, demonstrando assim o compromisso firme das gestões em prol da população jacobinense.

Entre as medidas anunciadas, destaca-se a estadualização do Hospital Regional Vicentina Goulart e a licitação para a construção de um novo Hospital Regional. Com um investimento de R$ 70 milhões, o novo Hospital Regional de Jacobina contará com um total de 141 leitos, distribuídos entre leitos clínicos, cirúrgicos, pediátricos, UTIs e outros setores de atendimento. A unidade irá funcionar com atendimento por demanda espontânea e referenciada pela Central de Regulação de Urgências do SAMU regional de Jacobina e pela Central Estadual de Regulação.

“Aqui em Jacobina, além de estadualizar um hospital, estamos tratando de trazer um novo hospital para dar conta da demanda e melhorar a qualidade e o bem-estar da população de Jacobina e região”, destacou o governador Jerônimo Rodrigues.

“O governador autorizou ainda uma nova licitação para construir um hospital de médio porte com 141 leitos, 10 leitos de UTI adulto, 10 leitos de UTI neonatal. Esse é o compromisso do Governo do Estado”, declarou Roberta Santana, titular da Secretaria da Saúde (Sesab).

Além das melhorias na área de saúde, o governador entregou a modernização do Centro Educacional Deocleciano Barbosa de Castro (CEDBC), que contemplou a implantação de um teatro com 200 lugares, restaurante, piscina semiolímpica, vestiários, campo de futebol society, pista de atletismo, quadra coberta, além da reforma civil do prédio existente. Com essa nova instalação, os estudantes da rede pública de ensino poderão desenvolver suas habilidades artísticas e esportivas em espaços adequados.

No âmbito do desenvolvimento rural, foram distribuídos tanques de resfriamento de leite, kits de apicultura, motos e tablets, beneficiando oito municípios por meio do convênio dos Kits Produtivos celebrado entre a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e o Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Piemonte da Diamantina, um investimento total para essas iniciativas de R$ 2,9 milhões.

Na oportunidade, também foram entregues 14 novas viaturas para a Polícia Militar, por meio da Secretaria de Segurança Pública, a vários municípios.

A Prefeitura trabalha pra Jacobina Melhorar!