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Prefeitura de Jacobina realizou entrega de material reciclável para Cooperativa

6 de dezembro de 2023

A Prefeitura de Jacobina, através da Secretaria Municipal de Finanças, com apoio da Secretaria Municipal de Administração e Secretaria Municipal da Saúde, por meio da Comissão de Avaliação e Gestão de Documentos, realizou nos dias 04 e 05 de dezembro uma ação de descarte legal e consciente de documentos. Nesta ação, foram eliminadas cerca de 1.000 pastas de arquivos, com aproximadamente 1,7 toneladas de documentos inutilizáveis, que equivale a 143 metros lineares em papel e papelão.

Iniciado em junho de 2021, o projeto Gestão Arquivística de Documentos, tem sido realizado através da implementação do Plano de Gestão de Documentos Públicos para o Desenvolvimento da Informação Administrativa, visando colaborar com as práticas do ESG – Environmental (Ambiental), Social e Governança no Poder Executivo, para o cumprimento da legislação arquivística e transparência pública, bem como proporcionando responsabilidade social, cidadania, geração de renda e desenvolvimento sustentável para a cidade. Buscando assim, reduzir o volume de documentos produzidos e armazenados nas repartições públicas do município, e que já perderam seu valor primário e/ou secundário.

O Plano contribui para o bem-estar dos servidores municipais e desenvolvimento social dos trabalhadores da Cooperativa de Reciclagem de Jacobina, colaborando com a preservação do meio ambiente para as futuras gerações. A Prefeitura demonstra assim, seu compromisso e empenho em utilizar menos papel, sendo essa entrega, mais um passo importante por uma gestão ecológica, ocasionando em facilitação do acesso à informação, com a digitalização e cuidado com o meio ambiente.

Desta forma, a gestão arquivística de documentos administrativos, emerge como uma atividade permanente e essencial para a economia, a política, a administração, a ciência, a tecnologia, o meio ambiente e a cultura da população. O Município deve assegurar o controle da produção, da utilização e da destinação adequada dos arquivos/documentos, de forma a garantir a preservação e o acesso às informações: dos documentos públicos em geral e naturalmente dos documentos históricos do Arquivo Público Municipal.Os materiais recicláveis em papel e papelão foram doados a Cooperativa Recicla Jacobina, com o objetivo de realizar a coleta seletiva para reciclagem e reutilização dos resíduos produzidos nos órgãos municipais, contribuindo para geração de novas oportunidades, melhoria da qualidade de vida, evitando danos à saúde pública e ao meio ambiente, entre outros benefícios.

De acordo com a equipe de trabalho do Arquivo Central de Finanças e a Comissão de Avaliação e Gestão de Documentos, esta ação de doação de materiais recicláveis por meio do Descarte Legal e Ambiental dos arquivos da Prefeitura, marca a conclusão da primeira etapa dos trabalhos técnicos de avaliação, seleção e processamento dos documentos de forma técnica e socioambiental, colocando o município como um modelo de gestão consciente e cidadã, contribuindo para sua economicidade.

Além destes materiais, estima-se que, através do projeto, sejam descartadas cerca de 2 toneladas de papel e papelão ao final deste ano de 2023.

A Prefeitura trabalha, pra sua vida melhorar!