Prefeitura de Jacobina realiza encontro sobre Saúde Mental - Portal da Prefeitura de Jacobina

Prefeitura de Jacobina realiza encontro sobre Saúde Mental

1 de abril de 2022

Evento aconteceu no Centro de Convivência do Idoso e discutiu a política da saúde mental como direito

Na última quarta-feira (30), a Prefeitura de Jacobina (PMJ), por meio da Secretaria Municipal da Saúde (Sesaj) e do Conselho Nacional de Saúde (CNS), realizou a Reunião Ampliada sobre Saúde Mental – etapa municipal da V Conferência Nacional de Saúde Mental.

O encontro teve como temática “A Política de Saúde Mental como Direito: Pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS”, aconteceu no Centro de Convivência do Idoso, na Caeira, das 8h às 12h.

O objetivo da reunião é o de elaborar projetos sobre o assunto para o município, Estado e país, propor diretrizes, discussão da Política Nacional de Saúde Mental em Jacobina, além de eleger os Delegados da etapa municipal para a Etapa Estadual.

Durante o evento, foram realizadas salas temáticas, sendo elas: Garantia do acesso universal em Saúde Mental, atenção primária e promoção da saúde e práticas clínicas no território; Redução de danos e atenção às pessoas que fazem uso prejudicial de álcool e outras drogas; Desinstitucionalização: Fechamento de hospitais psiquiátricos, ampliação da RAPS e saúde mental na atenção básica e Impactos na Saúde Mental da população e os desafios para o cuidado psicossocial durante e pós pandemia.

Cada sala temática debateu os subtemas, escolheram propostas e candidatos a delegados para a etapa estadual da V Conferência Nacional de Saúde Mental. As propostas aprovadas e os delegados indicados foram encaminhados para o site da Conferência Estadual de Saúde Mental, que participarão da Conferência Macrorregional que acontece dia 29 de abril no auditório da Faculdade AGES, em Jacobina.

Foram eleitos delegados, pelos usuários, Eduardo do Carmo e Taciano Freire Rodrigues, e pelos trabalhadores em saúde, Samara Kelly de Oliveira Fernandes, pelos gestores, Mariana Marcelo de Jesus.

Participaram do evento o secretário Municipal da Saúde, Gilson Lima, que dirigiu o evento e também representou o prefeito Tiago Dias; a diretora de Atenção Básica, Eliana Rios; a representante dos trabalhadores em saúde mental, Charliana Brito; os representantes dos usuários dos Caps, Tarcísio Assunção e Eduardo Carmo, e como mestre de cerimônias o diretor de Saúde Mental do Município, Cledson Sady.