Prefeitura de Jacobina participa de audiência pública sobre saúde - Portal da Prefeitura de Jacobina

Prefeitura de Jacobina participa de audiência pública sobre saúde

2 de junho de 2022

Foram discutidos os problemas da saúde pública e a elaboração do novo Plano Regional de Urgência/Emergência

Na manhã da quarta-feira (01), a Prefeitura de Jacobina (PMJ) participou de audiência pública para discutir a saúde pública, os seus problemas e a elaboração do novo Plano Regional de Urgência/Emergência.

Realizada no Salão do Júri da Comarca de Jacobina, a reunião foi coordenada pelo Comitê Regional de Saúde, presidida pelo juiz da fazenda pública, Dr. Mauricio Alves Barra. O comitê tem como membros o secretário da Saúde de Jacobina, representantes da Defensoria Pública, Ministério Público, Faculdade AGES e da DIRES.

O secretário da Saúde de Jacobina, Gilson Lima, explica que a principal pauta da reunião foi a implantação da UTI Neonatal. “Discutimos questões ligadas a implantação do funcionamento da UTI Neonatal, aqui no nosso município, que vai atender a região, através do Programa Rede Cegonha, do Ministério da Saúde”, afirmou o secretário.

As obras para a implantação do equipamento de saúde estão bastante adiantadas, sendo realizadas adequações em observância às normas técnicas da Vigilância Sanitária Estadual.

Outro ponto discutido foi o Plano Regional de Urgência/Emergência. Algumas questões foram levantadas, dentre elas, como o plano foi debatido, a necessidade de atualização e o aprofundamento às discussões para que seja feito uma redefinição da Rede de Urgência e Emergência da Região.

Outros cinco importantes assuntos estiveram na pauta: Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24H), Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU), unidades para pequenas intervenções, Regulação do Estado e a implantação do Laboratório Central (Lacen) em Jacobina, o que assegura maior segurança e agilidade na realização e resultados dos exames que são realizados na população regional.

A audiência contou também com a participação da superintendente da Vigilância de Saúde do Estado da Bahia, Dra. Rivia Barros, os secretários da Saúde dos 19 municípios da região, representantes da OAB Subseção de Jacobina, servidores da Vigilância Epidemiológica e Sanitária, entre outros técnicos da área da saúde.