Prefeitura de Jacobina está participando da 11ª Conferência Estadual de Saúde da Bahia - Portal da Prefeitura de Jacobina

7 de junho de 2023

Composta por 12 delegados (as), o grupo, integrado por usuário do SUS, profissionais de saúde, conselheiros e prestadores/gestores da rede de saúde em Jacobina, estão, desde o último dia 05, representando o município na 11ª Conferência Estadual da Saúde, em Salvador (BA), que se encerra hoje (7).

Com o tema “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã Vai Ser Outro Dia”, a Conferência acontece na Arena Fonte Nova (Ladeira da Fonte das Pedras, s/n – Nazaré, Salvador – BA). A etapa estadual é realizada pelo Conselho Estadual de Saúde e Governo do Estado, através da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), sendo resultado da articulação, que iniciou nas conferências municipais e que vai apresentar as propostas, separadas por eixos temáticos, na etapa estadual.

Os Eixos Temático estão divididos em: I – A Bahia que temos. A Bahia que queremos; II – O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas; III – Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia; IV – Amanhã vai ser outro dia para todos, todas e todos.

A Prefeitura Municipal de Jacobina, por meio da Secretaria da Saúde (SMS), realizou no dia 24 de março passado, a XVIII Conferência Municipal de Saúde, para planejar propostas e servir de subsídio para a elaboração do Plano Nacional de Saúde e Plano Plurianual a cada triênio, a partir dos relatos da população usuária do SUS e dos debates provocados. As propostas aprovadas na 17ª edição nacional, após as plenárias estaduais, servirão como base para o planejamento do triênio 2024-2027.

As Conferências de Saúde são espaços para construção das políticas públicas de saúde, onde todos os envolvidos no processo apontam direcionamentos para os rumos da saúde no município, estado e no país. O Secretário de Saúde Gilson Lima, reafirmou o compromisso da gestão municipal, destacando a importância do evento para a saúde no município. “Estamos representando a gestão municipal, profissionais e usuários do SUS, que participaram e ajudaram na elaboração de propostas para as políticas públicas de saúde no município dentro da Conferência Municipal, mas que acima de tudo estão ativamente ajudando nessa construção”, destacou.

Confira abaixo, a delegação de Jacobina, na 11ª Conferência Estadual da Saúde:

Delegados (as)

Gestor (a)