Prefeitura de Jacobina divulga balanço da ‘Operação de Carnaval’ na Vila de Itaitu. - Portal da Prefeitura de Jacobina

7 de março de 2023

A cidade de Jacobina tem sido o destino ideal para os apreciadores do turismo de natureza e de eventos no Estado da Bahia. Por esse motivo, durante o período do feriado do carnaval, a Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, a Diretoria de Turismo, a Diretoria de Projetos e a Brigada Florestal Municipal, em parceria com as Secretarias de Transportes e Infraestrutura, Guarda Civil Municipal, Policia Militar, Serviço Municipal de Tráfego e Trânsito(SMTT), Associação de Guias (ACAGI E PAYAYA) e Associação de moradores de Itaitu (ACAI), elaboraram um plano de ação para qualificar a recepção dos turistas e visitantes.

No início de fevereiro, o poder executivo em parceria com associações e órgãos da segurança pública, se reuniram para elaborar um planejamento para recepcionar os visitantes locais e turistas com o objetivo de atuar nas áreas com maior fluxo de visitantes do município, entre elas a Vila de Itaitu e a Cachoeira dos Alves. Desta forma, o intuito principal foi informar e conscientizar sobre a lei 1589/2019 (que trata sobre o regramento dos banhistas nas cachoeiras), controle dos visitantes, segurança pública nas cachoeiras, plano de circulação e estacionamento ofertado pela Prefeitura de Jacobina para ônibus, micro-ônibus e vans de turismo, visando facilitar a mobilidade nas áreas turísticas.

Além disso, a Prefeitura de Jacobina elaborou um plano de ação para melhorar a iluminação pública no Distrito de Itaitu, fortalecendo a promoção do turismo e a segurança pública para os visitantes, turistas e moradores.

Na Vila de Itaitu, onde foi disponibilizado estacionamento para o público, contabilizou-se 3 (três) ônibus de excursões e aproximadamente 200 (duzentos) veículos por dia, conforme registros realizado pela Associação de Moradores de Itaitu (ACAI).

Em relação ao abastecimento de água, a manobra e o controle foram positivos, contando com o apoio da Secretaria Municipal de Agricultura e da Associação de Moradores de Itaitu. Além disso, um carro pipa ficou de plantão para atender eventuais demandas da comunidade e do comércio local. Essas ações foram fundamentais para que não faltasse água para a comunidade e os turistas.

No quesito segurança pública e tráfego de veículos, o SMTT e a Guarda Municipal informaram que não houve registros, sinistros ou ocorrências.

Por fim, a cidade de Jacobina recebeu em média 12.000 (doze mil) visitantes durante o período de 17 a 21 de fevereiro, totalizando uma movimentação financeira de quase 3 (três) milhões de reais.

Prefeitura de Jacobina, escrevendo uma nova história!