Prefeitura de Jacobina avança com os trabalhos de capacitação profissional do Projeto de Trabalho Social - Portal da Prefeitura de Jacobina

25 de março de 2022

Ação capacita e gera desenvolvimento socioeconômico em comunidades do município

Na última segunda-feira (21), a Prefeitura Municipal de Jacobina (PMJ), por meio da Secretaria Municipal da Assistência Social, iniciou novas turmas de qualificações profissionais do Projeto de Trabalho Social (PTS) nos residenciais Vivendas da Lagoa I, Lagoa Dourada I e II e Residencial Cidade do Ouro.

Parceria entre a gestão e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), a ação tem o objetivo de qualificar profissionalmente e contribuir com o desenvolvimento socioeconômico de moradores destes empreendimentos.

Na etapa da execução em prática, o projeto foca, por meio das políticas públicas comunitárias, na promoção de capacitação, atividades socioeducativas e fortalecimento sociocomunitário.

“O propósito é promover o exercício da participação e a inserção social das famílias, em articulação com as demais políticas públicas, ao contribuir para a melhoria da qualidade de vida e para a sustentabilidade dos bens, equipamentos e serviços implantados”, explica Paiva Júnior, secretário de Assistência Social.

Na comunidade Vivendas da Lagoa I, a PMJ realiza investimento de R$ 183.667,57, com a oferta dos cursos de Auxiliar Administrativo, Almoxarife, Caldeireiro, Mecânico de Manutenção de Máquina Industrial, Auxiliar da Fabricação de Doces e Conservas, Operador de Retroescavadeira e Iniciação para Pintor de Obras.

Em Lagoa Dourada I, houve o recurso da ordem de R$ 116.950,02, com oferta de cursos de Cabeleireiro, Culinária e Confecção de Chaveiros em Feltro. Já na Lagoa Dourada II, R$ 198.255,24 serão empregados com capacitação Pintor, Design de Sobrancelhas, Alimentação Alternativa, Vendas, Bolos e Buquês de Casamento, Maquiagem Profissional.

O Residencial Cidade do Ouro, que foi contemplado pela primeira vez, com o PTS, obteve investimento de R$ 504.967,63 com a oferta dos cursos: Pães Especiais (massas doces e salgadas), Confeitaria, Atendimento ao Público, Economia Solidária, Informática Básica e Móveis em Pallet.

“A grande aposta deste projeto no residencial é implementar uma Padaria Comunitária no local, o que vai gerar bastantes empregos e será gerida pela própria população local”, finalizou o secretário.