Prefeitura de Jacobina apoiou a festa do Divino Espírito Santo - Portal da Prefeitura de Jacobina

  • Home
  • Prefeitura de Jacobina apoiou a festa do Divino Espírito Santo

Prefeitura de Jacobina apoiou a festa do Divino Espírito Santo

20 de maio de 2024

Na manhã desse domingo, 19, aconteceu o cortejo do Divino Espírito Santo, em Jacobina, um evento realizado pela Igreja Católica e organizado pela equipe do Imperador Agnaldo Manoel e o Alferes João Marcos.

O prefeito Tiago Dias e a vice-prefeita Kátia Alves, além do padre José Vieira e outras autoridades, bem como a população, participaram do cortejo. A Filarmônica 2 de Janeiro tocou cânticos durante a procissão, que também teve o acompanhamento dos Atiradores do Tiro de Guerra 06-008.

Como forma de valorizar nossa cultura, religiosidade e tradições a Prefeitura de Jacobina, através da Diretoria de Cultura, apoia a realização de eventos que promovam a fé, a religiosidade, o entretenimento, a alegria e a diversão do povo jacobinense, prestigiando nossas tradições culturais, turísticas e nossas festas.

“A Festa do Divino é símbolo da fé e devoção do nosso povo. Momento de reverência e união ao pai maior. Hoje durante a procissão pedi ao divino Espírito Santo que me oriente e conduza no caminho do servir. Que ele nos projeta e inspire a fazer sempre as melhores escolhas”, comentou o prefeito Tiago Dias.A Festa do Divino Espírito Santo, que teve início em Jacobina por volta de 1864, foi realizada mais uma vez na cidade do ouro. No domingo de Pentecostes, 50 dias depois da Páscoa, a data comemora a vinda do Espírito Santo sobre os apóstolos de Jesus Cristo e é realizada em diversas cidades do País. Fiéis recorrem ao Espírito Santo com pedidos e promessas, em busca dos mesmos milagres solicitados aos santos da Igreja Católica.

História e tradição – A Festa do Divino tem início no mês de maio, quando a família do Imperador, juntamente com os foliões levam a bandeira, um dos símbolos da tradição, por todas as localidades do município, sendo o último local a sede, com intenção de arrecadar donativos para a festa. O festejo é coordenado pelo Imperador e sua corte formada por: Alferes da Bandeira (quem conduz a bandeira), Caudatários (responsáveis pelo isolamento da corte durante o circuito da casa até a Igreja), Procurador da Bandeira (encarregado por buscar interessados e adicionar seus nomes para participarem do sorteio da corte do Imperador do ano seguinte) e Capitão do Mastro (aquele que organizará juntamente com a comissão a Pegada dos Mastros, nos quais serão erguidas as bandeiras da Padroeira e do Divino, no primeiro sábado de setembro). A festa culmina com a missa e o farto banquete que é servido aos devotos e fiéis, uma característica marcante da tradição, que foi trazida de Portugal.

Prefeitura de Jacobina trabalha pra sua vida melhorar!

Texto e fotos: Ascom / PMJ