Prefeitura de Jacobina anuncia ampliação das Equipes de Saúde - Portal da Prefeitura de Jacobina

Prefeitura de Jacobina anuncia ampliação das Equipes de Saúde

16 de abril de 2023

A Prefeitura de Jacobina, através da Secretaria Municipal de Saúde, tem a grata satisfação de comunicar a população, a ampliação do número de Equipes de Saúde no município.
Foram aprovados os credenciamentos de novas Equipes de Saúde da Família (ESF), num total de 10 (dez), mais 05 (cinco) para as Equipes da Saúde Bucal (ESB) e 01 (uma) para a Equipe de Atenção Primária (EAP), ampliando a atenção primária à saúde, no montante de mais 16 (dezesseis) Equipes.
Os profissionais a serem contratados irão trabalhar em Unidades de Saúde da Família (USF), portas de entrada para acesso aos serviços prestados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O Secretário da Saúde, Gilson Lima esclareceu que os repasses serão aplicados, exclusivamente, para a formação das equipes e que o município irá viabilizar as estruturas para receber estes trabalhadores, com a previsão de instalar novas unidades. Gilson Lima pontuou ainda que esta ação será importante para dar mais celeridades aos atendimentos prestados em serviços já existentes.
As autorizações para os credenciamentos fazem parte da Portaria GM/MS nº 425, de 05 de abril 2023, que credencia Municípios e Distrito Federal a fazerem jus a transferência dos incentivos financeiros federais de custeio referentes às equipes no âmbito da Atenção Primária à Saúde.
O Prefeito Tiago Dias, demonstrou sua satisfação e alegria pelo esforço feito pela Gestão, resultando na aprovação dos credenciamentos pelo Ministério da Saúde (MS), dizendo: “Aguardávamos ansiosos a chegada dessa autorização. A ampliação das Equipes em Saúde da Família, Saúde Bucal e Atenção Primária, é fundamental para que a população de Jacobina tenha ainda mais opções de atendimento para manter em dia os cuidados com a saúde”.
Assim que possível, cumprindo as orientações do Ministério da Saúde, a Secretaria de Saúde desenvolverá as ações cabíveis para os credenciamentos, com respectiva informação a população.