Prefeitura apoiou a tradicional festa do Bom Jesus da Glória em Caatinga do Moura - Portal da Prefeitura de Jacobina

7 de agosto de 2023

Ontem, 06 de agosto, aconteceu a tradicional Festa do Bom Jesus da Glória no distrito de Caatinga do Moura, em Jacobina, município do Piemonte da Diamantina. A Prefeitura de Jacobina promoveu o apoio necessário, como a estrutura física, toldos, controle e monitoramento do trânsito, via SMTT, segurança pública com a Guarda Civil Municipal e serviços de retaguarda como ambulância e equipe de saúde para à realização do evento, que atraiu centenas de pessoas à comunidade.

Romeiros e a população local participaram das celebrações em louvor ao seu padroeiro. Os fiéis saíram em procissão pelas ruas da comunidade e retornaram para a Igreja Matriz, onde no final da tarde, foi celebrada a missa em homenagem ao Bom Jesus da Glória.

A devoção ao Bom Jesus da Glória em Caatinga do Moura remonta ao século 19, quando D. Rosa Marques, ainda jovem, recebeu uma imagem do Bom Jesus da Lapa como presente de aniversário de seu padrinho. Desde então, ela se tornou devota fervorosa e realizava anualmente, em seu aniversário, noites de novena em louvor ao santo, o que acabou estabelecendo a tradição religiosa na comunidade.

Ao se casar, D. Rosa pediu que seu esposo construísse uma capela para realizar as novenas, dando início aos festejos do Bom Jesus da Glória. Em 1938, o padre José Carneiro celebrou a primeira missa, a convite de D. Rosa Marques. A partir dessa data, os festejos em honra ao Bom Jesus ganharam popularidade e fervor, tornando-se a maior romaria da microrregião.

Os festejos em louvor ao Bom Jesus da Glória começam em 27 de julho, com nove dias de novenas que culminam no dia 06 de agosto, dia da grande festa. Nesse dia, a comunidade é despertada com fogos de artifício e alvorada às 4 horas da manhã. A programação inclui missas, batizados, procissões pelas principais ruas do distrito.

O evento contou também com a participação dos Cavaleiros do Bom Jesus da Glória, mantendo a tradição, acompanhando o evento.

O prefeito Tiago Dias participou da tradicional Missa de Bom Jesus da Glória e dos festejos, no distrito.

A Prefeitura trabalha pra Jacobina melhorar!

Com informações do Professor Marcelino Silva Souza