História de Jacobina - Portal da Prefeitura de Jacobina

  • Home
  • História de Jacobina
Jacobina 01

História de Jacobina

4 de janeiro de 2022

O desbravamento e descoberta das terras de Jacobina deram-se quando muitos Bandeirantes, tanto paulistas, como portugueses, chegaram no século XVII. Com a chegada dos bandeirantes por estas paragens começou a busca por ouro e Outros metais preciosos.

O primeiro a pisar por aqui foi Belchior Dias Moreyra – o ‘Muribeca’, que percorreu Os sertões de jacobina e afirmou ter encontrado minas de ouro, prata, pedras preciosas, etc. “Muribeca” era neto de caramuru. Os bandeirantes ao chegarem aqui encontraram os habitantes nativos – Os índios Payayá. Em 1682 deu-se a criação da Freguesia velha de Santo Antônio de Jacobina, em terras do atual Campo Formoso, pelo 2° Arcebispo da Bahia, Dom Frei João Madre de Deus.

Já em 05 de agosto de 1720, o Rei D. João V permitiu a garimpagem do ouro e a criação da vila de Santo Antônio de Jacobina. Em 27 de julho de 1880 a Vila de Santo Antônio de Jacobina foi elevada à categoria de cidade com o nome de Agrícola Cidade de Santo Antônio de Jacobina.

Conta com uma grande riqueza biológica, com biomas como a caatinga, cerrado, campos rupestres, hábitat de diversas espécies animais e vegetais nativas e algumas em risco de extinção, como veados, onças e macacos-prego. As paisagens se caracterizam pelas extensas serras, morros, vales, grutas, rios e cachoeiras.

(Fonte: LEMOS, Doracy Araújo. Jacobina Sua História e Sua Gente. Editora Rabisco. 2° Edição. Jacobina, 2013)

ÁREAS TURÍSTICAS

Itaitu – Localizado a aproximadamente 27 km da sede de Jacobina, seu nome significa “Pedra Grande”, o mesmo se tornou distrito em 1911. É rico pelas belezas naturais apresentando um conjunto de Cachoeiras como Véu de Noivas, Arapongas, Piancó e suas mais de 20 quedas d’água, com a prática de esportes de aventura e casas de herança colonial.

Grota do Brito – é uma região que fica a 5 km da sede, onde apresenta diversos atrativos naturais como as Cachoeiras dos Amores, Brito, Viúva, Leões e o Pico do Jaraguá que tem uma vista panorâmica da sede, com seus quase 1000 m de altitude acima do nível do mar.

Caatinga do Moura – passou a ser distrito em 01/06/1944, fica localizado a 45 km da Sede, tem como potencialidade a agricultura como a produção de Doces de banana e goiaba; e o turismo, possuindo casarios tombados pelo IPHAN, sítios arqueológicos e festejos tradições.

Cachoeira dos Alves – Localizada a 17 km da sede de Jacobina com trilha de 500 m, de fácil acesso com área para banho.

Itapeipu – localizado a 33 km de Jacobina, é uma vila que se tornou distrito a partir de 1928, sendo sede de importantes cartórios também apresenta um conjunto de serras e se destaca pelas questões culturais, museu e antigos casarios.

Parque Natural da Macaqueira – Situado dentro da cidade de Jacobina, com um Cânion de mais de 3 km de extensão, dentro dos paredões de mais de 150 m de altura. Com diversos atrativos (como a Toca da Areia) e a primeira usina de energia das cidades, além, diversos poços de banhos e barragens.

Estância Ecológica dos Bandeirantes – A 5 km de Jacobina, com trilha dentro de um resquício de Mata Atlântica. Ótima para quem ama fazer observação da fauna e flora local.