Nota informativa: casos de Leishmaniose em moradores de Jacobina - Portal da Prefeitura de Jacobina

Nota informativa: casos de Leishmaniose em moradores de Jacobina

23 de agosto de 2022

A Prefeitura Municipal de Jacobina, através da Secretaria da Saúde, vem a público esclarecer os fatos acerca dos casos de Leishmaniose no município.

Historicamente, o município de Jacobina é considerado área endêmica de transmissão da Leishmaniose Visceral, bem como da Leishmaniose Tegumentar Americana. A Leishmaniose Tegumentar que está acometendo alguns moradores do Coxo de Dentro é transmitida pela picada do inseto Flebótomo, mais conhecido como “mosquito palha”.

Ainda, cabe ressaltar que apesar de ocorrer infecção nos animais domésticos (cães, gatos e equídeos), não há evidencias cientificas que comprovem o papel desses animais como reservatórios das espécies de leishmanias, portanto o Inquérito Canino não é recomendado como uma ação de prevenção e controle da Leishmaniose Tegumentar (LT), como citado na reportagem veiculada em alguns sites de notícias de Jacobina.

As ações de prevenção e controle da doença já estão sendo tomadas pela Secretaria da Saúde, seguindo as orientações estabelecidas pelo Ministério da Saúde.

Dentre essas ações, estão o estudo entomológico para posteriormente a realização do controle químico vetorial por se tratar de um caso de surto epidêmico, minimizando assim o contato do vetor transmissor com o ser humano.

O Coxo de Dentro é conhecido como uma das localidades rurais que mais apresentam casos de LT devido a sua condição geográfica, climática e ambiental, portanto sempre ocorrerá surgimentos de novos casos independente dos moradores possuírem cães ou não. Mas cabe destacar que todos os casos identificados até a presente data (22/08/2022) já estão sendo devidamente acompanhados pela secretaria de Saúde de Jacobina.

Certos dos fatos estarem esclarecidos, Nos colocamos à disposição para solucionar eventuais dúvidas.

Prefeitura de Jacobina, escrevendo uma nova história.