Nota de Esclarecimento: Suspensão de Cirurgias no HMATS - Portal da Prefeitura de Jacobina

Nota de Esclarecimento: Suspensão de Cirurgias no HMATS

14 de maio de 2022

A Prefeitura Municipal de Jacobina, através da Secretaria de Saúde, e a Fundação José da Silveira, administradora do Hospital Municipal Antônio Teixeira Sobrinho (HMATS), se manifestam através desta nota acerca das notícias veiculadas nos últimos dias sobre possíveis cirurgias eletivas canceladas no HMATS.

Informamos que, na última sexta-feira (13), seis cirurgias eletivas estavam marcadas, sendo três realizadas, todas de hérnia (2 inguinal e 1 umbilical), além de mais três cirurgias de emergência (1 amputação, 1 drenagem e 1 apendicite). Restaram pendentes três cirurgias eletivas (1 histerectomia e 2 colecistectomia), procedimentos esses que necessitam do uso do bisturi elétrico, aparelho que apresentou defeito por volta das 17h00 e que já enviamos para a manutenção.

Ainda, informamos que já conseguimos outro bisturi elétrico e que já foi autorizado o aluguel de mais um, servindo este de reserva para que situações como a de ontem não se repitam.

O Hospital Municipal Antônio Teixeira Sobrinho, visando cumprir seu papel de fornecer melhor assistência às demandas emergenciais, ampliou a escala cirúrgica para 24/7 (24 horas por dia, 7 dias por semana), o que vem permitindo melhor atendimento aos pacientes atendidos na emergência.

No corrente mês de maio, até o dia 14, foram realizados no HMATS 1.732 atendimentos de emergência, 26 cirurgias de emergência, 35 cirurgias eletivas (lista única), 36 partos (cesárea) e 40 partos normais.

Reiteramos que em relação as matérias divulgadas na imprensa, apenas algumas das cirurgias eletivas, ou seja, sem risco imediato a saúde, como no caso das relatadas pelas pacientes ouvidas, tiveram de ser reagendadas para a próxima semana devido ao inesperado problema, e já solucionado, no bisturi elétrico.

Certos dos fatos estarem esclarecidos, nos colocamos a disposição para quaisquer dúvidas.