No Dia Mundial da Luta contra a AIDS: Prefeitura oferece testagem rápida para HIV, Sífilis e Hepatites B e C - Portal da Prefeitura de Jacobina

30 de novembro de 2023

No próximo dia 1º de dezembro, sexta-feira, o mundo se une na conscientização e combate à AIDS, uma doença que afeta milhões de pessoas globalmente.

Nessa data, a Prefeitura, através da Secretaria Municipal da Saúde, realiza ação de testagem rápida para HIV, Sífilis, e Hepatites B e C, das 08:30h às 12h, na Praça Rio Branco, próximo ao Calçadão.

A iniciativa busca ampliar o acesso da população a exames essenciais, promovendo a detecção precoce dessas infecções e possibilitando o início imediato do tratamento, caso necessário. A testagem rápida é uma ferramenta eficaz na prevenção e no controle dessas doenças, contribuindo para a promoção da saúde e qualidade de vida.

O HIV, a Sífilis e as Hepatites B e C são infecções que, quando diagnosticadas precocemente, permitem a implementação de medidas terapêuticas adequadas, evitando complicações e melhorando significativamente os prognósticos dos pacientes. Além disso, a testagem rápida desempenha um papel fundamental na interrupção da cadeia de transmissão dessas doenças.

“Contamos com sua presença e apoio nessa causa tão importante. Juntos, podemos fazer a diferença na vida das pessoas que enfrentam os estigmas das doenças e, às vezes, o medo de procurar ajuda”, ressalta Maurício Morais, Secretário.

Participe dessa importante campanha. Sua saúde é nossa prioridade!