JACOPREV apresenta resultado do processo de seleção da Entidade Fechada de Previdência Complementar para os Servidores Públicos do Município de Jacobina. - Portal da Prefeitura de Jacobina

  • Home
  • JACOPREV apresenta resultado do processo de seleção da Entidade Fechada de Previdência Complementar para os Servidores Públicos do Município de Jacobina.

JACOPREV apresenta resultado do processo de seleção da Entidade Fechada de Previdência Complementar para os Servidores Públicos do Município de Jacobina.

3 de abril de 2023

Na manhã desta segunda-feira (03/04), a Direção da JACOPREV reuniu-se com prepostos da Prefeitura Municipal de Jacobina para apresentar o resultado do processo de seleção da Entidade Fechada de Previdência Complementar-EFPC que irá gerir o Regime de Previdência Complementar dos Servidores Públicos Municipais – RPC.

O Regime de Previdência Complementar dos Servidores do Município de Jacobina foi criado pela Lei Municipal nº 1.915 de 2022, em determinação à Emenda Constitucional nº 103/2019, contudo, ainda não havia sido realizado a escolha da Entidade Fechada de Previdência Complementar que irá administrá-lo.

Ocorre, que de acordo com a Lei Municipal nº 1.915 de 2022, novas nomeações de servidores Municipais só poderiam ocorrer após a conclusão desse processo.

Diante disso, o Poder Executivo Municipal editou o Decreto nº 69, de 06 de fevereiro de 2023, que delegando competência à JACOPREV para conduzir o Processo de Seleção, tendo sido escolhido a FIPECQ-FUNDACAO DE PREVIDENCIA COMPLEMENTAR DOS EMPREGADOS OU SERVIDORES DA FINEP, DO IPEA, DO CNPQ, DO INPE E DO INPA, entidade existente há 45 anos, sediada em Brasília-DF.

Para o Diretor da JACOPREV Arnóbio Fiusa, o Regime de Previdência Complementar, além de uma obrigação imposta pela Reforma da Previdência promovida pela Emenda 109 de 2019, também é uma nova possiblidade de aposentadoria para todos aqueles servidores que queriam e possam contribuir para obterem uma aposentadoria extra.

Presente na reunião, o Chefe de Gabinete Maurício Morais salientou que a conclusão do processo da Previdência Complementar é mais uma medida da Gestão Municipal para solucionar o problema financeiro da JACOPREV, uma vez que permite a convocação de 50 (cinquenta) novos servidores efetivos que irão tomar posse e contribuirão mensalmente para o RPPS.

Para o Secretário Municipal de Administração Celso Santos, a instituição da Previdência Complementar também irá amortizar o déficit atuarial da JACOPREV, pois os novos concursados já ingressam vinculados ao teto do RGPS/INSS, tendo reflexos a médio e longo prazo nas despesas com previdência do Município.

Também estiveram presentes na reunião, a Secretária Municipal de Finanças Elânia Maria, o Procurador Municipal Dr. Lucas Dias e a equipe técnica da JACOPREV, que debateram propostas para equacionamento das finanças do RPPS e diminuição do déficit atuarial.

Prefeitura de Jacobina, escrevendo uma nova história!