Jacobina terá equipamentos de segurança em diferentes regiões - Portal da Prefeitura de Jacobina

Jacobina terá equipamentos de segurança em diferentes regiões

1 de maio de 2024

Com instalação de totens de segurança, Jacobina amplia combate à criminalidade.

Desde o dia 16 de abril, o município de Jacobina (BA) conta com um sistema de segurança pioneiro no Brasil. Inicialmente foram instalados na Praça 2 de Julho, um próximo ao Complexo Municipal de Saúde Antônio Teixeira Sobrinho e outro em frente ao Colégio Municipal Gilberto Dias Miranda (COMUJA). Os totens são capazes de detectar aglomerações, invasões a áreas restritas, realizar contagem de pessoas e objetos, além de reconhecer placas de veículos e apontar eventuais restrições.

A instalação dos equipamentos está sendo feita em parceria com a Prefeitura de Jacobina, por meio da Secretaria Municipal da Administração e da Guarda Civil Municipal (GCM). “A entrega desses totens representa mais um passo significativo em nossa missão de garantir a proteção e o bem-estar de nossa população”, avalia o prefeito de Jacobina, Tiago Dias.

Confira abaixo os novos pontos onde os totens serão instalados no município:

BR 324 – Cesta do Povo

Escola Municipal Luiz Alberto Dourado de Carvalho – Jacobina 3

Escola Municipal Núbia Guerra – Jacobina 2

Escola Municipal Pedro Daltro – Junco

Escola Municipal Elvira Pires – Novo Paraíso

Escola Municipal José Prado Alves – Lages do Batata

Escola Municipal Marcos Jacobina – Caatinga do Moura

Praça do Garimpeiro – Entrada da cidade

Praça Rio Branco – Distrito de Cachoeira Grande, na saída para Salvador.

Os totens, com tecnologia patenteada, reúnem em um único dispositivo várias funcionalidades, estrutura robusta, monitoramento por vídeo, atendimento a emergências e envio de alertas à população. “Com quatro metros de altura, eles são blindados e formados por um sistema de giroflex, sirene, câmeras que monitoram em 360º de forma simultânea, botão de emergência e comunicador de áudio conectado diretamente às centrais de cada cidade, diminuindo consideravelmente o tempo de resposta dos agentes de polícia militar, guarda municipal e trânsito no atendimento a vítimas”, conta Edison Endo, diretor da Helper Tecnologia, empresa responsável pelo desenvolvimento dos equipamentos instalados em dez estados. O sistema também é equipado com alto-falantes de alta potência que possibilitam a atuação remota em uma ocorrência, a transmissão de alertas instantâneos e mensagens de conscientização à população.