Jacobina terá dia D de vacinação contra Influenza e Covid-19 neste sábado (6) - Portal da Prefeitura de Jacobina

Jacobina terá dia D de vacinação contra Influenza e Covid-19 neste sábado (6)

4 de maio de 2023

A Prefeitura de Jacobina e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), informam que a Campanha de Vacinação 2023 prossegue nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), atendendo a diversos públicos.

O Dia D de Vacinação contra a Covid-19 e a Gripe (Influenza) será neste sábado, 6, nas UBS abaixo, que estarão abertas das 8h às 14h, em Jacobina:

UBS Matriz

UBS Serrinha

UBS Caeira

UBS Félix Tomaz

UBS Jacobina 3

UBS Catuaba

Praça Rio Branco

O Dia D é também uma oportunidade para alcançar os grupos mais vulneráveis, àqueles não vacinados, com vacinação incompleta ou que não obtiveram resposta imunológica satisfatória à vacinação, minimizando o risco de adoecimento dessas pessoas e, consequentemente, reduzindo ou eliminando os bolsões de não vacinados.

“A vacinação é a medida de prevenção mais eficaz para contribuir para a redução da circulação viral na nossa cidade. Realizaremos o Dia D de vacinação e continuaremos com os nossos profissionais trabalhando para atingirmos a meta de vacinação da população”, pontuou o Secretário de Saúde, Gilson das Mercês Lima.

“É fundamental que as pessoas busquem completar o esquema vacinal com as doses disponíveis e também a vacina bivalente para manter a proteção das formas mais graves da Covid-19. Também é importante lembrar que as outras vacinas também são imprescindíveis para melhor desempenho da saúde da população”, complementou Vanessa Sheila Santos Moreira, Coordenadora de Imunização da SMS – Secretaria Municipal de Saúde.

A vacina bivalente contra a Covid-19 estará disponível para todos os indivíduos com 18 anos ou mais, além de pessoas com comorbidades a partir dos 12 anos, que tenham tomado pelo menos duas doses há no mínimo quatro meses.

A imunização contra a Influenza estará disponível para os grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde:

– Pessoas com 60 anos ou mais de idade;

– Crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias);

– Gestantes em qualquer idade gestacional;

– Puérperas (todas as mulheres no período até 45 dias após o parto);

– Professores do ensino básico a superior público e privado;

– Povos indígenas;

– Povos e comunidades tradicionais quilombolas;

– Profissionais das Forças de Segurança e Salvamento;

– Profissionais das Forças Armadas;

– Pessoas com deficiência permanente de acordo com definição do Ministério da Saúde;

– Caminhoneiros;

– Pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independentemente da idade;

– Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbano e de longo curso;

– Trabalhadores portuários;

– População privada de liberdade e funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas.

É obrigatório apresentar documento com foto e cartão do SUS.

Trabalhando pela saúde de nossa população.