Jacobina recebe Certificado no Mapa do Turismo Brasileiro 2025 - Portal da Prefeitura de Jacobina

Jacobina recebe Certificado no Mapa do Turismo Brasileiro 2025

30 de abril de 2024

Jacobina recebeu do Ministério do Turismo / Governo Federal, o Certificado que mantém o Município no Mapa do Turismo Brasileiro 2025, instrumento instituído no âmbito do Programa de Regionalização do Turismo, que orienta a atuação do Ministério e dos órgãos estaduais de turismo no desenvolvimento das políticas públicas. É o Mapa do Turismo Brasileiro que define a área – o recorte territorial – que deve ser trabalhada prioritariamente nas ações de fomento ao turismo.

O Diretor de Turismo do Município, Tulio Simões, comemorou mais essa conquista para o setor e disse que a gestão “recebe com muita responsabilidade essa certificação, mais uma vez, identificando o turismo de Jacobina, que merece todos os investimentos possíveis e necessários, para que os recursos sejam utilizados em melhorias no setor e para o desenvolvimento econômico local”.

Estar no Mapa demonstra que o município está organizado com relação aos instrumentos de gestão municipal para turismo, trazendo uma série de benefícios para estruturação de políticas públicas e fomento, nas áreas de infraestrutura, promoção, qualificação e gestão.

Dentro da ação, o Conselho Municipal de Turismo de Jacobina também foi registrado no Sistema de Informações do Mapa do Turismo Brasileiro – SISMapa.

Mais um compromisso da gestão com o turismo. O Conselho Municipal de Turismo de Jacobina (COMTUR) foi contemplado com o Selo do Ministério do Turismo fortalecendo o compromisso com a Sociedade Civil Organizada e o Trade Turístico local.

O Mapa do Turismo reúne municípios com real vocação turística ou impactados pelo setor de viagem. Os municípios do país são classificados de A a E no Mapa do Turismo. Esta categorização leva em conta o desempenho da economia no turismo, a partir de algumas variáveis. Dentre elas, estão a quantidade de estabelecimentos de hospedagens e de empregos, a estimativa de visitantes domésticos e internacionais e a arrecadação de impostos federais nos meios de hospedagens.