Jacobina realizou o I Seminário de Proteção e Defesa Civil do Piemonte da Diamantina - Portal da Prefeitura de Jacobina

11 de outubro de 2023

A Prefeitura de Jacobina, através da Secretaria Municipal de Proteção e Defesa Civil (SEMPDEC), realizou o I Seminário de Proteção e Defesa Civil do Piemonte, sob o tema “Defesa Civil, conhecer para prevenir”. O evento ocorreu no Auditório da Praça do CEU, durante os dias 9 e 10 de outubro, visando o aprimoramento das políticas públicas voltadas à prevenção de acidentes e desastres em situações de risco, com Palestras, Minicursos e Debates.

Diversas entidades públicas e privadas estiveram participando do evento, além de representantes de outras cidades integrantes do Território do Piemonte da Diamantina, com o objetivo de aprimorar as políticas públicas voltadas à prevenção de acidentes e desastres em situações de risco na região. Dentre os tópicos discutidos estavam estratégias de resposta a desastres naturais, gerenciamento de crises e a importância da integração entre órgãos públicos e sociedade civil na construção de uma defesa civil eficiente.

Na abertura, o prefeito Tiago Dias destacou que “A gestão entende que, tão importante quanto fornecer estrutura e tecnologia, é fundamental qualificar as nossas equipes para atuarem nos órgãos de proteção e segurança da população. Este Seminário, de forma inovadora na região, é uma oportunidade valiosa para a aquisição de conhecimentos sobre como dar mais proteção ao município e a comunidade, especialmente em situações de emergência”.

O evento contou com a seguinte programação:

Dia 09 – Palestrantes: Sr. Osni Bonfim, Superintendente Adjunto da Superintendência de Proteção e Defesa Civil (SUDEC) do Estado da Bahia, Dra Maria Lúcia, Coordenadora do Núcleo Regional de Saúde, Centro Norte, Sr. José Alves de Jesus, Professor da UNEB e Doutor em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP e a Equipe da Secretaria Municipal de Proteção e Defesa Civil;

Dia 10 – 02 (dois) Minicursos: 1- Primeiros Socorros; 2- Uso das Geotecnologias no Mapeamento de Áreas de Risco.

“Realizamos um seminário de grande importância para o município e a população, onde foi possível falar sobre a Defesa Civil, o que ela faz, e as ações necessárias para a prevenção de sinistros, situações de desastres, dentre outros, nas residências, em suas localidades. Adotar medidas de prevenção e estar qualificado para atendimentos de emergências no âmbito da Defesa Civil é nossa missão”, destacou o Secretário João Antônio Rodrigues.

Osny Bonfim, Coordenador Adjunto da Defesa Civil do Estado da Bahia, comentou que “Para nós é uma alegria estamos aqui, junto com a Defesa Civil do município, neste importante Seminário. Jacobina tem sido um exemplo para vários municípios baianos e brasileiros, com a implantação dessa Secretaria e das ações da mesma junto a população”.

Já o Professor Dr. José Alves, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus IV (Jacobina), Pesquisador e Palestrante, complementou na ocasião que “Esse evento significa um importante marco para o município. Jacobina tem registros históricos de inundações, por exemplo, que trouxe, e ainda pode trazer, danos estruturais significativos para a cidade e sua população. Assim, esse Seminário traduz muito bem a importância desse conhecimento e das ações de prevenção para todo o Piemonte da Chapada Diamantina, referentes a desastres climáticos, uso de agrotóxicos na Agricultura, monitoramento sísmicos, dentre muitas outras condições que vão requerer a presença de uma Defesa Civil qualificada a dar o atendimento necessário as populações de seus municípios”.

Para Marcos Machado, que é Coordenador da Defesa Civil de Mirangaba – BA, “Jacobina foi muito feliz em criar essa Secretaria, possibilitando que os municípios do Piemonte possam atuar em parceria nas ações condizentes com a pasta. A Defesa Civil deve ter, por parte das gestões, uma atenção especial e permanente. Parabéns Jacobina pelo brilhante Seminário”.

Eles enfatizaram a relevância desse evento pioneiro em Jacobina e no território, ressaltando a importância da prevenção e da preparação para enfrentar situações de risco. O Seminário de Proteção e Defesa Civil do Piemonte representou um passo significativo na construção de uma região mais segura e preparada para lidar com desafios relacionados a desastres naturais e outros eventos adversos. As discussões e aprendizados compartilhados durante o evento certamente contribuirão para fortalecer as políticas públicas e as ações de prevenção na região do Piemonte da Diamantina.

Veja a seguir, algumas imagens do evento: