Jacobina realizou Etapa Municipal da 2ª Conferência Nacional de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde - Portal da Prefeitura de Jacobina

18 de junho de 2024

A 2ª Conferência Nacional de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde – Etapa Municipal (2ª CNGTES), foi realizada nessa segunda-feira, 17, das 08 às 17h, no Centro Educacional Deocleciano Barbosa de Castro e Centro Noturno de Educação da Bahia – CENEB. O evento teve como público-alvo gestores, profissionais de Saúde, Usuários do SUS, representantes de Associações e/ou Sindicatos e alunos em formação na área da Saúde, do município.

O evento, realizado pela Prefeitura de Jacobina, através da Secretaria Municipal da Saúde e Conselho Municipal de Saúde, foi pautado por discussões que visaram o planejamento de ações para o fortalecimento da gestão trabalhista e ações de educação em Saúde.

Democracia, Controle Social e o desafio da equidade na gestão participativa do trabalho e da educação em saúde, Trabalho digno, decente, seguro, humanizado, equânime e democrático no SUS: Uma agenda estratégica para o futuro do Brasil e Educação para o desenvolvimento do trabalho na produção da saúde e do cuidado das pessoas que fazem o SUS acontecer: A saúde da democracia para a democracia da Saúde, foram eixos debatidos na Conferência.“É muito importante dialogar com os trabalhadores, temas tão importantes, voltados ao trabalho e a educação em saúde, para que possamos construir, através dessa Conferência, um diálogo mais participativo, visando ações na contínua construção da saúde em Jacobina, na Bahia e no Brasil, fortalecendo o SUS”, comentou na ocasião, o Sanitarista Ivonildo Dourado, um dos palestrantes do evento.

“Hoje estamos construindo estratégias e diretrizes para que possamos avançar ainda mais na Saúde. A proposta da Conferência é trazer políticas públicas onde possamos desenvolver mais ainda a característica da gestão do trabalho. A participação de todos nesse processo é fundamental para os avanços desejados em saúde pública, desde os Usuários até os Profissionais envolvidos”, destacou Clécia Carvalho, Secretária Municipal da Saúde.A Prefeitura trabalha pra sua vida melhorar!