Jacobina: Prefeitura realiza Semana da Luta Antimanicomial - Portal da Prefeitura de Jacobina

Jacobina: Prefeitura realiza Semana da Luta Antimanicomial

16 de maio de 2022

Com ampla programação, evento discute sobre a garantia de direitos das  pessoas portadoras de sofrimento psíquico

Em alusão ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial, a Prefeitura de Jacobina (PMJ), em parceria com a Secretaria da Saúde, por meio da Diretoria de Saúde Mental, realiza de 16 a 20 de maio a Semana da Luta  Antimanicomial. O principal objetivo do evento é discutir e efetivar a garantia de direitos das pessoas portadoras de sofrimento psíquico, com a inclusão do debate social sobre o tema.

Para o diretor de Saúde Mental do município de Jacobina, Cledson Sady, a sociedade ainda parece preferir internar um parente no manicômio a conviver com alguém que necessite de cuidados regulares, especialmente se forem pobres e negros. “Ainda não executamos as práticas de atenção psicossocial propostas pela reforma psiquiátrica, com oferta de cuidados territoriais, espaços de arte, convivência, cultura, esporte e lazer”, pontuou.

A Semana da Luta Antimanicomial ocorre com extensa programação, veja abaixo:

Dia 16/05 – Entrevista no programa ‘Almoçando com Geyder Gomes, às 12h30’;

Dia 17/05 – Roda de conversa com usuários e familiares no CAPS II;

Dia 18/05 – Caminhada da Luta Antimanicomial com saída às 8h da Ponte Carlos Daltro; às 14h, no Caps II, atividade de educação continuada e terapêutica com as equipes dos dois Caps;
Dia 19/05 – Participação no programa ‘Direto ao Ponto’, às 16h;

Dia 20/05 – Roda de conversa com usuários e familiares do Caps AD, das 8 às 12h.

Sobre a Luta

O Movimento da Luta Antimanicomial se caracteriza pela luta pelos direitos das pessoas com sofrimento mental. Dentro desta luta está o combate à ideia de que se deve isolar a pessoa com sofrimento mental em nome de pretensos tratamentos, ideia baseada apenas nos preconceitos que cercam a doença mental. O Movimento da Luta Antimanicomial faz lembrar que como todo cidadão estas pessoas têm o direito fundamental à liberdade, o direito a viver em sociedade, além do direito a receber cuidado e tratamento sem que para isto tenham que abrir mão de seu lugar de cidadãos.

O Movimento da Reforma Psiquiátrica se iniciou no final da década de 70, em pleno processo de redemocratização do país, e em 1987 teve dois marcos importantes para a escolha do dia que simboliza essa luta, com o Encontro dos Trabalhadores da Saúde Mental, em Bauru/SP, e a I Conferência Nacional de Saúde Mental, em Brasília. Fonte: Ministério da Saúde.

Prefeitura de Jacobina, escrevendo uma nova história.