Jacobina: Prefeitura realiza campanha de combate ao mosquito da dengue Ação conta com a intensificação de visitas domiciliares e conscientização popular - Portal da Prefeitura de Jacobina

  • Home
  • Jacobina: Prefeitura realiza campanha de combate ao mosquito da dengue Ação conta com a intensificação de visitas domiciliares e conscientização popular

Jacobina: Prefeitura realiza campanha de combate ao mosquito da dengue Ação conta com a intensificação de visitas domiciliares e conscientização popular

7 de março de 2022

A Prefeitura de Jacobina (PMJ), por meio da Secretaria Municipal da Saúde, realiza Campanha de Combate ao Mosquito da Dengue e monitora os casos suspeitos e positivos da doença. Da primeira até a sétima semana do ano foram notificados 182 casos no município.

 

Em vista destes números/parâmetro, a Vigilância Epidemiológica intensificou, junto aos Agentes de Saúde e Agentes de Endemias, o trabalho de conscientização popular com o ciclo de combate ao Aedes Aegypti. Além da dengue, o mosquito também transmite doenças como Zika e Chikungunya.

 

Nesta época do ano, com o verão e as chuvas frequentes, o risco de ter essas doenças se torna ainda maior. Para combater o Aedes Aegypti, a Prefeitura de Jacobina intensificou as visitas domiciliares, o uso de UBV Costal com produtos químicos, orientação e eliminação dos locais propícios à proliferação do mosquito e campanha informativa/educativa.

 

Para além dessas medidas, a Secretária de Saúde alerta quanto à responsabilidade social. “Muitas vezes quando recebemos denúncias e fazemos a visita domiciliar, o morador tem inúmeros riscos de contágio no quintal e muitas vezes não quer ouvir ou resolver, se anula da responsabilidade. É necessário que cada um se preocupe, cuida da sua saúde e do outro”, pontua a diretora da Vigilância Epidemiológica, Tamíris Tínel.

 

Medidas de Combate

O cidadão pode evitar a proliferação do mosquito da dengue com o uso de medidas de combate: manter vedados caixas d’água, ralos e barris, lavar os tanques utilizados para armazenar água, retirar galhos e folhas de calhas, não deixar água acumulada sobre a laje, manter lixos fechados, utilizar areia nos vasos de plantas, deixar garrafas e outros recipientes de cabeça para baixo, lonas esticadas, retirar a água dos pneus e entre outras ações.

 

Utilize os Canais de Denúncias: (74) 3621-4578