Jacobina participou de novas vivências e etapas do Projeto “Era Uma Vez Brasil” - Portal da Prefeitura de Jacobina

Jacobina participou de novas vivências e etapas do Projeto “Era Uma Vez Brasil”

3 de julho de 2023

A Prefeitura de Jacobina, através da Secretaria Municipal da Educação e Cultura (SMEC), em parceria com a Pan American Silver, antiga Yamana Gold, patrocinadora do projeto, vem participando das vivências e etapas do Projeto Era Uma Vez Brasil, que é um projeto de arte-educação, idealizado pela Origem Produções, e voltado para estudantes e professores de História do oitavo ano da rede pública de ensino. O Projeto conta com o apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, pelo Ministério da Cultura, Governo Federal.

No último dia 28 de junho, os estudantes do projeto “Era Uma Vez Brasil” tiveram uma experiência enriquecedora no distrito de Caatinga do Moura, no Colégio Municipal Doutor Marcos Jacobina, vivenciando a cultura indígena ao lado dos Kiriris. Durante a manhã, eles conheceram a história, tradições e lutas diárias dos povos originários do nosso país. Kiriri é um vocábulo tupi que significa povo “calado”, “taciturno”. Essa designação teria sido atribuída pelos Tupi da costa aos índios habitantes do sertão. O povo Kiriri constitui hoje um grande exemplo de luta para outros povos indígenas localizados na região Nordeste do país.

Essa vivência proporcionou um mergulho profundo na diversidade e riqueza da cultura indígena, reconhecendo sua importância na construção histórica do Brasil. Pela manhã tiveram conhecimento teórico, e a tarde aconteceu uma oficina prática de artesanato.

Mais uma etapa incrível e enriquecedora do projeto “Era uma vez Brasil” aconteceu no dia seguinte (29.06). Os estudantes tiveram uma vivência na comunidade Quilombola Barra II, do município de Morro do Chapéu, conhecendo a história, cultura e desafios enfrentados. Nesse dia, a proposta foi conhecer e valorizar a perspectiva dos povos africanos em nossa identidade, e toda a sua importância e papel essencial para a nossa formação histórica e cultural. Durante o dia, os estudantes conheceram um pouco da história da comunidade, suas conquistas e as dificuldades que ainda enfrentam. Aprenderam sobre a culinária, arte e o serviço comunitário desenvolvido no quilombo Barra II, e finalizaram as atividades com apresentações de capoeira e roda de samba.

Os estudantes participaram de oficinas de audiovisual, nas áreas de interpretação, roteiro, som e fotografia, além de vivências afro-brasileiras no Quilombo Barra Dois, em Morro do Chapéu, e de vivências indígenas com membros da etnia Kiriri, em Jacobina. Acontecendo desde o início do ano, a iniciativa reuniu de 26 de junho a 2 de julho, oitenta estudantes da rede municipal de ensino de Jacobina em um acampamento educativo imersivo, parte da etapa “Campus”, segunda fase do projeto que levará, em novembro, 120 estudantes e professores brasileiros para um intercâmbio cultural de 10 dias em Portugal.

Os estudantes que criaram as melhores HQs, participaram da segunda etapa: o “Campus de arte-educação”. Nela, estudantes de 10 unidades da rede pública municipal de Jacobina, como resultado desses encontros, produziram filmes curtas-metragens sobre tudo que aprenderam durante o processo. Os curtas-metragens serão exibidos em 03 de agosto, no auditório do Comuja. Essa etapa é também decisiva para a seleção dos estudantes que seguirão para a terceira etapa do projeto, a viagem de intercâmbio a Portugal, sendo a lista dos 12 selecionados (as), anunciada nessa mesma data.

O projeto “Era uma vez Brasil” tem como objetivo valorizar e compartilhar a diversidade do nosso país, promovendo o diálogo intercultural e a construção de um futuro mais inclusivo e respeitoso.

A Prefeitura trabalha pra Jacobina melhorar!