Jacobina: Município é contemplado com Atlas Geográfico Escolar - Portal da Prefeitura de Jacobina

Jacobina: Município é contemplado com Atlas Geográfico Escolar

9 de março de 2022

Live de lançamento acontece hoje (09), ás 19 h.

Hoje (09), haverá a live de lançamento do Atlas Geográfico Escolar do Município de Jacobina, que teve produção de professores e alunos vinculados ao Núcleo de Estudos Geográficos (NEG) com coordenação do Departamento de Ciências Humanas- Campus IV, da Universidade do Estado da Bahia.

O instrumento escolar surgiu com a necessidade observada pelos professores do estudo do mapa no Ensino Fundamental e no objetivo de promover a ampliação dos conhecimentos geográficos na escola, através da noção local e regional.

A ferramenta teve idealização e construção dos professores Ione Oliveira Jatobá Leal, Joseane Gomes de Araújo e Edvaldo Hilário dos Santos, com a contribuição de professores da Rede da Educação Básica da Rede Municipal e Estadual de Jacobina.

A ferramenta conta com textos, mapas, fotografias, aspectos socioambientais e econômicos e é dividido em cinco temáticas: Conhecendo o Município de Jacobina, Conhecendo os Distritos de Jacobina, Conhecendo os Bairros de Jacobina, Conhecendo os aspectos físicos-naturais de Jacobina e Conhecendo os Serviços Municipais de Jacobina.

O Atlas que possui abordagem histórica, geográfica e cultural de Jacobina, foi adquirido em cerca de 1.600 cópias pela Prefeitura Municipal e distribuído nas unidades escolares da cidade. A Secretaria de Educação e Cultura que parabeniza pela execução da ferramenta de estudo esclarece sobre a importância da ação:

“ É de extrema importância para a educação dos nossos alunos ter um instrumento de estudo local, que aborde todos os aspectos gerais necessários para uma melhor compreensão regional, tenho certeza que irá contribuir para o avanço da educação aqui” , pontua Alexsandra Cruz.