Jacobina: Corrida Duque de Caxias chega a 35ª edição - Portal da Prefeitura de Jacobina

Jacobina: Corrida Duque de Caxias chega a 35ª edição

10 de agosto de 2022

A edição deste ano acontece em novo local e com premiações totais que chegam até 50 mil reais

Acontece no domingo (28), a 35ª edição da tradicional corrida Duque de Caxias, em Jacobina. O evento, quereúne atletas profissionais e amadores de várias partes da Bahia e do país, ocorre este ano em novo local: o Parque de Exposições de Jacobina.

Segundo o secretário de Esportes e Lazer, Aldo Rios, o novo local foi escolhido no intuito de oferecer mais acessibilidade às pessoas com deficiência, e por ser uma área de maior amplitude: “O novo percurso terá a presença de paraquedistas, parque infantil e show pós corrida. Certamente, teremos mais uma vez a presença massiva da população no Parque de Exposições”, acredita.

Com premiações que chegam até 50 mil reais, a corrida Duque de Caxias terá percursos de 5 km e 10 km, com largada única no mais novo circuito. As inscrições vão até o dia 16 de agosto de 2022, podendo se encerrar antes do prazo, caso chegue ao limite 1.000 atletas.

A inscrições podem ser feitas pelo link:

https://www.cronoschip.com.br/index.php?page=inscricao_novo&prova=33, ou presencialmente no  Ginásio de Esportes Paulo Santos Gomes (das 08h às 11h30 e das 14h às 16h30 de segunda a sexta-feira) e na Federação Baiana de Atletismo (das 14h às 18h de segunda a sexta-feira).

Foram disponibilizados dois lotes para a aquisição dos kits:

1º lote no valor de R$ 70,00 (+ taxa de comodidade do site) no período de 16 de maio a 30 de junho de 2022;

2º lote no valor de R$ 80,00 (+ taxa de comodidade do site) no período de 1º de julho a 16 de agosto de 2022.

Para o secretário, o evento tem uma ligação muito forte com a comunidade, desde a participação de pessoas que tem a pratica da corrida como um hobby, até os espectadores, que incentivam os participantes pelas ruas da cidade. Essa é a 35ª edição e representa à volta da corrida às ruas da cidade de Jacobina depois dois anos sem atividade em decorrência da pandemia.

Corrida Duque de Caxias e Major Assunção

A corrida Duque de Caxias foi criada a partir da percepção do Major Assunção, que observou a ociosidade da juventude jacobinense.  Com o apoio de comerciantes locais, ele realizou a primeira edição, em 1981. A campanha feita pelo serviço de som itinerante atraiu 302 atletas na primeira corrida.

Com o tempo, a corrida foi se popularizando, conquistando o gosto de atletas profissionais da Bahia e do país.

Florentino Cardozo de Assunção Sobrinho, conhecido popularmente como Major Assunção, morreu em maio de 2018, aos 84 anos, mas seu nome continua conhecido e lembrado pelos participantes.