Jacobina: Blitz Educativa – Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes - Portal da Prefeitura de Jacobina

18 de maio de 2023

A Prefeitura de Jacobina, através da Secretaria da Assistência Social e Diretoria de Proteção Especial, promoveu hoje (18), uma Blitz Educativa, na Feira livre de Jacobina, chamando a atenção da sociedade para o Dia Nacional e Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, com o apoio da Guarda Civil Municipal (GCM) e do Serviço Municipal de Tráfego e Transporte (SMTT).

Foram distribuídos panfletos alusivos à Campanha, na Praça da Feira Livre, em Jacobina, quando também foram abordados veículos e pessoas, para divulgação dessa importante mensagem de proteção social e familiar.

O dia 18 de maio marca o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, instituído pela Lei Federal 9.970/00. A data, escolhida em alusão ao crime ocorrido no Espírito Santo, em 1973, que vitimou a menina Araceli Cabrera Crespo, marca uma conquista na luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no território brasileiro.

Segundo dados do Panorama da Violência Letal e Sexual contra Crianças e Adolescentes no Brasil, lançados em outubro/ 2021, pela UNICEF e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, entre os anos de 2017 e 2020, 180 mil crianças e adolescentes sofreram violência sexual no Brasil.

O prefeito Tiago Dias falou sobre a importância do trabalho realizado pelos Órgãos do Município, do Estado e da União para o combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes: “Com a ajuda da população poderemos combater com mais eficiência e celeridade este crime repugnante. Pedimos a população que utilizem os meios oficiais para a denúncia”.

Assista a LIVE da Campanha 18 de Maio, realizada hoje, pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC), no Youtube, pelo LINK  https://www.youtube.com/watch?v=8HqIv_Z_3as  e saiba mais sobre a Campanha e as ações realizadas no município.

Disque 100: denuncie e ajude a combater a violência contra crianças e adolescentes. Colabore e denuncie casos de exploração de menores, toda a denúncia é anônima, o serviço funciona diariamente, 24 horas por dia, incluindo sábados, domingos e feriados. As ligações podem ser feitas de todo o Brasil por meio de discagem direta e gratuita, de qualquer terminal telefônico fixo ou móvel.

Outras formas de denunciar são através dos números:

• Ministério Público da Bahia – Seção Jacobina: 74-3621-4442;
  • Guarda Civil Municipal – 153;
  • Polícia Militar – 190;
  • Polícia Civil – 74-3621-1277;
  • Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) – 74-3621-3068 e,
  • Conselho Tutelar de Jacobina – 74-3621-4570, que funciona tb como WhatsApp.

Vamos juntos enfrentar o ABUSO E À EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES!

Prefeitura Municipal de Jacobina, escrevendo uma nova história!