Governo da Bahia oficializa estadualização do HRVG em Jacobina - Portal da Prefeitura de Jacobina

Governo da Bahia oficializa estadualização do HRVG em Jacobina

11 de setembro de 2023

O prefeito de Jacobina, Tiago Dias, recepcionou nesse sábado (09), o governador Jerônimo Rodrigues, que veio à região para uma agenda de entregas e autorizações para o município. Dentre todas as ações, destacamos a estadualização do Hospital Regional Vicentina Goulart (HRVG), resultado de um esforço conjunto entre a prefeitura de Jacobina e o Governo do Estado, concluindo um diálogo constante, iniciado desde o ano de 2021.

Um sonho realizado. Assim definiu o prefeito. “Além de um projeto concretizado, Jacobina ganhará mais serviços de qualidade em saúde pública, trazendo importantes benefícios para o município e região. Estamos todos felizes. Agradecemos ao Governo do Estado e a todos que se juntaram a esse esforço em prol da população”, complementou Tiago.

O HRVG, localizado em Jacobina, no Piemonte da Chapada Diamantina, foi estadualizado conforme compromisso assumido pelo governador Jerônimo Rodrigues com a região e esforço permanente da gestão municipal no sentido de termos o mais rápido possível a cessão.

Com 68 leitos atualmente, o hospital terá sua capacidade ampliada em cerca de 30%, passando a contar com 86 leitos e reforçando a assistência para toda a região nas especialidades de urgência, clínica médica, saúde mental, cirúrgica, traumato ortopedia, obstetrícia e pediatria.

O espaço também contará com Centro de Parto Normal (CPN) intra-hospitalar destinado à assistência ao trabalho de parto, parto, puerpério e cuidados com o recém-nascido por enfermeiro obstétrico. Classificada como unidade hospitalar de médio porte, o Hospital Regional Vicentina Goulart vai atender a macrorregião Centro Norte, formada por 19 municípios e cerca de 393 mil habitantes.

Serão aproximadamente 480 profissionais atuando para dar assistência de qualidade à população atendida. A Secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana aponta que a unidade vai fortalecer a rede assistencial do Sistema Único de Saúde (SUS) na região. “Hoje ele passa a ser de gestão do Governo do Estado, um investimento de R$ 20 milhões já com o valor da prestação de serviço. Um compromisso do Estado da Bahia com Jacobina e sua população”, destacou.

A administração, operacionalização e execução das ações e serviços de saúde do hospital, está sob o encargo da entidade contratada pelo Estado, a Santa Casa de Misericórdia de Oliveira dos Campinhos – Instituto De Saúde Nossa Senhora Da Vitória (INSV), que já assumiu e executa as ações necessárias para um serviço de excelência no Hospital.

Mais saúde, mais cuidado com a população.

A Prefeitura trabalha pra Jacobina Melhorar!