GCM Jacobina participa do I Nivelamento Interfederativo em Segurança Pública para Guardas Municipais - Portal da Prefeitura de Jacobina

13 de setembro de 2023

De maneira pioneira na Bahia, a Secretaria da Segurança Pública (SSP) está promovendo o I Nivelamento Interfederativo em Segurança Pública para Guarda Municipais, em Salvador, no período de 11 a 15.09.2023. Sessenta agentes de 23 cidades baianas, além da capital, iniciaram a capacitação nessa segunda-feira (11), no Auditório da Ouvidoria Geral da SSP, que contou com a presença do subsecretário, Marcel de Oliveira.

A Guarda Civil Municipal de Jacobina (GCM), representando o município e a Prefeitura, se faz presente no evento, através do Subinspetor Geral Ed Carlos. Para Ed Carlos, “o nivelamento entre as ações dos órgãos no sistema estadual de Segurança Pública é de fundamental importância para planejar ações voltadas na melhoria da prestação de serviço aos cidadãos jacobinenses. Neste curso estamos aprendendo a importância de realizar cada vez mais projetos para o atendimento preventivo em diversas áreas priorizando o enfrentamento à violência social, e buscando as possibilidades de convênio entre os entres federativos para avanços nas necessidades de tecnologias e equipamentos para atuação do Sistema Estadual de Segurança Pública”.

Ofertar capacitação a integrantes das guardas municipais para a proteção de bens, serviços, logradouros públicos e instalações dos municípios, por meio de treinamentos técnico-operacionais em salvamentos, tecnologias, trânsito, meio ambiente, primeiras-resposta a instituições bancárias e gerenciamento de crise, é a ideia central do evento.

Essa iniciativa tem como objetivo fortalecer o paradigma estabelecido com a criação do Sistema Único de Segurança Pública – SUSP, através da Lei 13.675/2018, que aponta para uma integração entre os componentes desse conjunto, visando uma atuação de forma cooperativa, sistêmica e harmônica.

Para o Subsecretário, Marcel de Oliveira, a integração de conhecimentos e operações entre profissionais que atuam na segurança, permite novas experiências a partir de diferentes vivências. “Esse é o primeiro curso, mas a ideia é avançar, para que guardas de outros municípios tenham acesso às nossas técnicas e assuntos abordados”, completou.

As 40 horas de ensinos práticos e teóricos serão ministrados por profissionais das Superintendências de Gestão Tecnológica e Organizacional (SGTO) e Integrada da Atividade Policial (Siap), de Inteligência (SI), de Prevenção à Violência (Sprev), Telecomunicações (Stelecom), Corregedoria Geral, das Polícias Militar, Civil e Técnica, além do Corpo de Bombeiros Militar, as Secretarias de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi), de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia (SJDHDS) e pela Guarda Municipal de Salvador.

A Prefeitura trabalha pra Jacobina Melhorar!

Veja abaixo toda a programação do evento: