Filarmônica 2 de Janeiro desfilou no 02 de Julho, em Salvador - Portal da Prefeitura de Jacobina

Filarmônica 2 de Janeiro desfilou no 02 de Julho, em Salvador

3 de julho de 2024

A Filarmônica 2 de Janeiro, uma das mais tradicionais e antigas entidades musicais da Bahia, marcou presença no desfile em Salvador, representando o município de Jacobina, na celebração da Independência da Bahia, no dia de ontem, 02, feriado estadual, que comemora a vitória do Brasil sobre as forças coloniais portuguesas em 1823, sob a batuta da talentosa maestrina Mariana Sales.

Foram selecionadas pela Fundação Cultural do Estado da Bahia, unidade vinculada à SecultBA, 10 bandas filarmônicas da Bahia para compor o desfile na capital baiana. Com muito orgulho e tradição, a Filarmônica levou a música e o espírito de liberdade ao coração da nossa capital, com total apoio da Prefeitura de Jacobina, através da Secretaria Municipal da Educação e Cultura.Fundada em 02 de Janeiro de 1878, a Filarmônica tem 146 anos de existência ininterruptas, sendo a terceira mais antiga da Bahia e a sétima do Brasil. um quadro de 7 monitores que ministram aulas de música na sede e em outros projetos parceiros da Filarmônica, atendendo diretamente 118 alunos, oferecendo oportunidade às crianças e jovens de Jacobina de terem acesso a uma linguagem musical e poderem se expressar através dela.

Inicialmente os alunos da escola recebem aulas de teoria musical e formam uma bandinha de flauta doce, que conta somente com crianças dos 6 aos 12 anos de idade. Os alunos mais avançados formam a banda dos aspirantes, que atualmente tem 24 componentes. A banda principal é formada por 52 músicos mais experientes de diversas faixas etárias. A Filarmônica mantém atividades também com os pais dos alunos, que formam um coral com 29 pessoas.

O Secretário da Educação de Jacobina, Celso Santos, também esteve presente no desfile, acompanhando de perto a apresentação da Filarmônica jacobinense.

A Festa da Independência da Bahia, realizada no Centro Histórico de Salvador, é um evento de grande significado cívico e histórico para o estado e para o país. Ela celebra a vitória das tropas brasileiras sobre os colonizadores portugueses, que resultou na expulsão definitiva das forças lusitanas de Salvador, consolidando a independência do Brasil em terras baianas.

O desfile de 02 de Julho é o ponto alto das comemorações, reunindo diversas entidades, grupos culturais, autoridades e a população em geral.

Viva a Bahia, salve o 02 de Julho.

A Prefeitura trabalha pra sua vida melhorar!