Festival Gastronômico movimenta o fim de semana em Jacobina - Portal da Prefeitura de Jacobina

Festival Gastronômico movimenta o fim de semana em Jacobina

2 de agosto de 2022

Evento levou mais de mil pessoas à Praça Rio Branco e acontece, em formato indoor, até o dia 14 de agosto

Na última sexta-feira (29), teve início o Festival Gastronômico Delícias de Jacobina – “Um prato cheio de emoções para contar”.  A abertura do evento foi marcada pela realização de uma “Cozinha Show”, que contou com a presença do chef de cozinha do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senac), com demonstrações de pratos com ingredientes locais e degustação.

O sábado (30), foi marcado por um desafio gastronômico com chefs de dois restaurantes da cidade. Concorrendo na categoria de “Melhor Prato”, os chefs fizeram todo o processo de preparação ao vivo. Os presentes ao evento puderam degustar os pratos.

Já no domingo (31), o festival garantiu um momento de aprendizado para as crianças, com a realização de uma “Cozinha Show Kids”. Patrocinado pela Faculdade Ages, o projeto teve a participação dos alunos do curso de Nutrição da Ages, do 2º ao 8º períodos, que elaboraram uma oficina de doces, com a produção de brigadeiro a partir da biomassa da banana.

Cerca de 4.000 pessoas prestigiaram a abertura do evento que acontece, no formato indoor (dentro dos estabelecimentos) até dia 14 de agosto. Com o intuito de potencializar a gastronomia local, o Festival Gastronômico Delícias de Jacobina conta com a participação de 27 estabelecimentos que apresentam cerca de 50 pratos nas categorias prato principal, lanches, comida de boteco, sobremesa e drinks.

Para o diretor de Turismo de Jacobina, Tulio Simões, o festival é uma forma de valorizar a culinária local e a gastronomia pode desenvolver um modelo de negócio para a cidade: “A valorização do setor é uma forma de reconhecer as raízes culturais de nossa comunidade. E é notório o potencial de Jacobina para desenvolver um novo produto turístico e cultural através da gastronomia local”, acredita.

O projeto é uma iniciativa do Sebrae e da Prefeitura de Jacobina, por meio da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Econômico e da Diretoria de Turismo. O evento promete movimentar e fortalecer o setor gastronômico da cidade com o estímulo à visitação aos espaços.

Bahia Viaja na Bahia

Simultaneamente ao Festival Gastronômico, acontecia o ‘Bahia Viaja na Bahia’, realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo do Estado, e que contou, na cidade, com o apoio da Prefeitura de Jacobina.

A ação tem o objetivo de fortalecer o turismo no interior do estado com mostra de produtos e manifestações culturais. O projeto aconteceu no fim de semana e contou com exposição na Praça Rio Branco e rotas turísticas ou interior do Município.

Estabelecimentos participantes do festival

Bar e Restaurante do Vital, Boteco Bom Demais Jacobina, Boteco da Lika, Coffee da Chapada, Deck Steakhouse, Degust, Delly Pães, Dimari Confeitaria, Dona Mocinha, Donnazana, Edi do Açai, Gula Burguer, Jacombina, Kitanda do Quilombo, Lanchonete do Curuca, Mr. Shake (Centro), Mr. Shake (Missão), Mundo das Delícias Montenegro, O Cuscuz, Point da Pamonha, Restaurante BR da Praça, Restaurante Kilomania, Restaurante Ponto Certo, Restaurante Rancho Catarinense Kilo, Subway Jacobina, Wine House Bar e Restaurante e Ykedin.

Festival Gastronômico Delícias de Jacobina
Data: 29 de julho a 14 de agosto