Estudantes concluem o curso Recepcionista de Hotel com noções de Inglês - Portal da Prefeitura de Jacobina

Estudantes concluem o curso Recepcionista de Hotel com noções de Inglês

22 de novembro de 2023

A Prefeitura de Jacobina, através da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, promoveu de 28/08 a 14/11 do corrente ano, no espaço Colaborar, Praça do CEU, bairro da Missão, o curso Recepcionista de Hotel com noções em Inglês. Uma ação do programa TRILHA, do Governo do Estado da Bahia, com oferta de qualificação profissional para jovens de famílias beneficiárias dos programas sociais com idade entre 16 a 29 anos, teve também as parcerias da Secretaria Municipal de Proteção e Defesa Civil e Secretaria de Planejamento.

As aulas aconteceram de segunda a sexta-feira, das 13:30h às 17h, totalizando uma carga horária de 200h, sob a responsabilidade das instrutoras Nara Emanuele e Ana Gabriele, e apoio administrativo de Joelma Santos. Os estudantes tiveram conteúdos como, legislação trabalhista, direitos humanos, ética e cidadania, empreendedorismo, empregabilidade, dentre outros, que contribuem diretamente para a formação do indivíduo e a vida em sociedade.No decorrer da qualificação, esses jovens tiveram também a oportunidade de receber convidados e palestrantes, com a finalidade de enriquecer a aprendizagem, com abordagens de temas inerentes às atividades de atendimento e recepção, realizando visitas técnicas em diversos meios de hospedagem, relacionando teoria com a prática, a exemplo de atividades práticas de simulação de atendimentos ao hóspedes, com situações problemas envolvendo reserva, check-in e check-out, além de diálogos em língua estrangeira (Inglês), com a professora Ana Gabriele, enfatizando a importância da boa comunicação na eficiência do desenvolvimento do trabalha na área de recepção de hotel.

No período de aprendizagem, a turma teve, além das aulas e atividades citadas, abordagens diversas sobre hospedagem, os investimentos em Turismo no município, dentre outros pontos, com o Diretor de Turismo, Túlio Simões. Também aconteceu palestra motivacional com o Empreendedor Geremias Santos e uma Oficina sobre Segurança no Trabalho e Primeiros Socorros, atividade complementar de suma importância na formação desses jovens, ministrada por Jorge Sergipano, bem como visita técnica ao Fiesta Park Hotel, no bairro do Nazaré e nas hotelarias do Distrito de Itaitú  onde  puderam ter contato direto com o setor de recepção e suas atividades, e toda a estrutura de hotel, quartos, restaurante, auditório, setor administrativo.No último dia 19, os estudantes estiveram na capital baiana, Salvador, para uma visita técnica no Gran Hotel Stella Maris, quando tiveram a oportunidade de vivenciar, na prática, os conhecimentos que aprenderam durante o curso, fechando com chave de ouro o mesmo. Esta atividade contou com a parceria da Secretaria de Planejamento, através do Diretor de Turismo, Túlio Simões.

A teoria, juntamente com a prática, contribui para o desenvolvimento das competências profissionais, bem como, para formação geral, senso crítico, ética, da responsabilidade social e da cidadania. Uma excelente experiência para estes jovens que estão buscando uma qualificação com vistas ao mercado de trabalho, tendo todo o apoio da gestão municipal.

A prefeitura trabalha para sua vida melhorar!

Veja abaixo mais alguns registros dessa importante formação profissional: