Diretoria de Turismo da PMJ e SEBRAE participam de reunião do COMTUR - Portal da Prefeitura de Jacobina

Diretoria de Turismo da PMJ e SEBRAE participam de reunião do COMTUR

20 de abril de 2023

A Prefeitura de Jacobina, através do Diretor de Turismo, Túlio Simões, representando também a Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, participou de reunião plenária ordinária convocada pelo Conselho Municipal de Turismo de Jacobina (COMTUR), presidida pelo Sr. Richard  Silva, na noite do último dia 19/04, no Auditório do SETAF, com as presenças e participações das Sras. Flávia Souza, Coordenadora Plano Turístico, Ana Claudia Feitosa e Tâmara Testagrossa, Turismólogas, e a Museóloga Edildea Guimarães, representando o SEBRAE, bem como membros do referido Conselho.

A participação da PMJ e do SEBRAE na reunião teve como objetivo principal, dialogar com o COMTUR a respeito do Plano Municipal de Turismo (PMT), inserido na pauta da reunião, e realização de palestra por parte da Coordenadora Plano Turístico do SEBRAE, Sra. Flávia Souza, discorrendo, por exemplo, sobre o trabalho que está sendo realizado no município, com coleta de dados, pesquisas de campo, ouvindo as comunidades e seus representantes, bem como os agentes turísticos e empresariais de Jacobina, reforçando a importância do Turismo e suas repercussões sociais e econômicas para a população.

Na oportunidade, a Sra. Flávia Souza, em sua exposição, colocou a todos que “ O turismo é uma atividade econômica que tem um efeito multiplicador e que possibilita um crescimento global do município e da região. Assim todos podem ser beneficiados, não somente àqueles que trabalham diretamente com o turismo tradicional. ”

O Diretor de Turismo, Túlio Simões, em sua abordagem durante a reunião, falou que “Juntos com o Conselho Municipal de Turismo, Trade Turístico e Profissionais do Setor, estamos fazendo escutas participativas, dialogando com o colegiado para o fortalecimento das políticas públicas, engrandecendo e enriquecendo ainda mais o PMT.” Em seguida, foi entregue ao COMTUR o Certificado onde o município registrou o colegiado no Mapa do Turismo Brasileiro, em mais um compromisso com a política pública municipal.

O Plano Municipal de Turismo é um marco histórico em Jacobina, que aponta diretrizes, objetivos, metas e mecanismos capazes de fazer o setor avançar, de forma sustentável e continuada, fortalecendo a sua importância econômica e social para a população. É, portanto, uma ferramenta que tem o intuito de contribuir com o desenvolvimento da atividade em âmbito municipal, apresentando estratégias e ações voltadas ao incremento e estruturação do turismo no destino.

Juntos, estamos construindo um futuro brilhante para o turismo em Jacobina.